sábado, 15 de março de 2014

A POLITICA E OS CONFLITOS - UNASUL X VENEZUELA- OU QUANDO OS BONS PROPÓSITOS NÃO PASSAM DE LETRA MORTA.

Quando os bons propósitos são apenas parte de um discurso politicamente correto, eles não passam de letra morta. É o caso da UNASUL – União das nações Sul Americanas (Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Chile, Equador, Guayana, Paraguai, Peru, Suriname, Uruguai e Venezuela) que é uma organização internacional que foi criada em 23 de maio de 2008 (Brasília) com o objetivo da integração regional em energia, educação, saúde, meio ambiente, infra estrutura, segurança e democracia.

-  O esforço é para aprofundar a união entre as nações da América do sul, o reconhecimento dos objetivos regionais, fortalecimento social e recursos energéticos.  Todas as ações  da Unasul são direcionadas na construção de uma identidade regional, apoiada numa história partilhada e sob os princípios do multilateralismo, vigência do direito nas relações internacionais e o absoluto respeito aos direitos humanos e os processos democráticos. É o que diz o documento de assinado em Brasilia.

Porém, os doze países que formam a Unasul  – no dia 13/ 03/ 2014 – reunidos em Santiago do Chile  respaldaram as ações criminosas do presidente Nicolás Maduro contra a população indefesa da Venezuela. A cínica sugestão de diálogo com a oposição e  o discurso de ameaça a soberania da Venezuela indicam o baixo nível dos signatários do documento – Brasil incluso. 
Uma indignidade! A Unasul apóia abertamente o regime chavista / cubano bolivariano de viés ideológico ditatorial sob o comando de Maduro.
A voz dentro do continente que se levanta contra os abusos cometidos na Venezuela contra a população indefesa partiu da UNOAMÉRICA*  em 14-03-2014. A nota diz: - Diante da crise venezuelana onde os direitos humanos e as liberdades civis estão cerceados, os Parlamentares Latino americanos acusarão Maduro por delitos de lesa humanidade. A declaração assinada é denominada de ‘Primeiro pronunciamento sobre a crise política e humanitária que vive a Venezuela. Os signatários presentes à reunião fizeram um chamado a todos os setores democráticos da América Latina a solidarizar-se com as vítimas da repressão na Venezuela’.
Deputados e Senadores da América Latina presentes ao encontro denunciam o uso de forças paramilitares nas repressões praticadas contra estudantes indefesos.

*UNOAMÉRICA – Uma União das Organizações Democráticas da América Latina > Projeto – de desenvolvimento econômico, cultural, cientifico - tecnológico, social e militar que permita elevar as condições sociais de todos os cidadãos no continente.

A cortina de fumaça feita com denuncias de uma possível intervenção americana no continente esconde a verdadeira ameaça cada vez mais presente. É a Rússia cada vez mais viva se movimentando ferozmente para engolir o ocidente. É o Eurasianismo que vem sendo denunciado e que poucos ainda assimilaram. A bola da vez é a Ucrânia e a Criméia. Os interesses econômicos envolvidos podem afetar os países da União Européia.


Entre uma noticia e outra  nada animadora sobre o sumiço da aeronave com 239 passageiros a bordo no sudeste asiático, temos o avanço da violência orquestrada  em São Paulo e Rio de Janeiro, principalmente. - “ Se temos esses problemas é porque deixaram que chegassem a tal ponto”. – palavras do secretário da Justiça do RJ expõem a realidade de difícil solução em curto prazo do grave problema onde o crime organizado e a corrupção caminha lado a lado. O discurso demagógico do politicamente correto do poder contra a realidade brutal que a policia tem que enfrentar demonstra os estragos produzidos pela ação nefasta  da impunidade. 
A  recente reação da bancada do PMDB no Congresso  contra o governo Dilma pode levar a uma mudança de rumos. Tomara que não seja apenas mais um lance eleitoreiro.