domingo, 23 de março de 2014

É PRECISO SABER VIVER EM SOCIEDADE – O DIREITO DE TODOS


Algo vai mal no Brasil e pelo mundo afora. As pessoas não sabem viver em sociedade e precisam reaprender para que as relações de civilidade sejam restabelecidas. As práticas políticas em vigor estão jogando todos contra todos provocando uma escalada de violência alimentada por ideologias contrárias as nossas tradições.
A convocação de manifestações neste final de semana, pró e contra o que se convencionou chamar de ditadura militar de há 50 anos, serviu para demonstrar o nível de ignorância que domina as pessoas que hoje chamam de fascistas a quem quer ordem, respeito, direito de ir e vir, de trabalhar, de viver... Em resumo – de ter liberdade como livre deve ser um cidadão e que foi o que dominou no período dos governos militares.
Entendemos que o restabelecimento da ordem democrática só foi possível em 1964 graças à ação das Forças Armadas naquele momento da história. Ou teríamos nos transformado em uma filial de Moscou como ocorreu com Cuba.
Hoje temos uma sociedade refém da violência. Entendemos a necessidade de uma ação firme de, se necessário, com a participação das Forças Armadas cumprindo sua função institucional. O momento é de desarmar ânimos, restabelecer a ordem e a segurança.
É urgente estabelecer um novo contrato social onde cada setor da sociedade possa cumprir seu papel em prol de todos. Governos e governantes não são donos do Estado, nem das relações entre os diferentes setores de atividades econômicas, políticas, sociais, culturais. O setor primário e secundário (produção agroindustrial e de transformação), e setor terciário (serviços em geral) precisam de regulamentações próprias indubitavelmente, porém não cabe ao Estado impor regras arbitrárias de funcionamento de qualquer dos setores.  
Um Estado politicamente competente administra conflitos; nunca gera confrontos ou fomenta discórdias contra quem não reza pela sua cartilha política.

Todos têm direitos. Principalmente de conhecer as regras de convivência social e de respeito para ser respeitado. Quem não gosta de disciplina não está preparado psicologicamente para exercer sua cidadania. São eles que direta ou indiretamente tem contribuído para que a incompetência nociva permaneça no comando da Nação brasileira. É isso que precisa ser mudado. Para tal, cumpra-se a Constituição.