segunda-feira, 17 de março de 2014

A MONODIETA – OU O JEJUM DISFARÇADO


A Monodieta, como todo regime, é uma restrição alimentar. As experiências em geral têm dado bons resultados, o que leva a uma divulgação dos ‘milagres’ produzidos nos praticantes.
Estudando o assunto descobrimos que na Bavária era utilizado um sistema curativo onde o doente é quem escolhia o alimento a ser usado durante trinta dias. Ex: uns usavam maçãs, outros as uvas, outros preferiam leite ou queijos, chucrute, repolho, pão, e até havia a dieta do joelho de porco. Em geral todos obtinham bons resultados.
Qual o segredo do sucesso de uma dieta dessas, onde sempre havia um aumento de energia? – a explicação é simples. Uma dieta variada permite satisfazer o paladar de forma estimulante o que leva as pessoas a ingerir quantidades excessivas de alimentos de uma só vez. Já a monodieta, ao contrário, limita o estimulo a um só produto, o que depois de alguns dias provoca enjôo e redução das quantidades ingeridas. Esse método também pode ser utilizado para diagnosticar qual a causa de alergias. Segundo um médico naturista, temos ‘sede’ de certos alimentos. Ao passar a usá-lo como tratamento, acabamos enjoando do produto e eliminando do cardápio.
A primeira providencia, no entanto, num tratamento desses, o recomendável é a supressão de alguns alimentos mais pesados e substituí-los por outros de fácil digestão: caldos, sucos, frutas liquidas. Cuidado, porém com as vitaminas onde costuma ser acrescentados farelos, leite, açúcar, proteínas de soja, etc.; todo excesso além da capacidade de absorção do organismo afeta diretamente órgãos como o fígado e o rim com reflexos no funcionamento intestinal e cardíaco devido à sobrecarga de alimentos de uma só vez.
UVA – (Vitis vinífera) - a uva é uma das frutas com maior valor medicinal. É indicada no tratamento de anemia, câncer, amnésia, arteriosclerose, perturbações gastrointestinais, enfermidades do fígado, aparelho urinário e pulmonar (bronquite, tuberculose). É altamente desintoxicante contribuindo para limpar o sangue. Ao natural deve ser bem lavada para evitar os resíduos químicos que possa conter.
Composição química da uva: (em cem gramas ) – calorias = 78,00; água = 81,80 g.; hidratos de carbono = 14,90 g.; proteínas = 1,4 g; gorduras = 1,40 g; sais = 0,50 g. – Vitaminas: A = 50 U.I. ; B1 (tiamina) 60,00 mcg; B2 (Riboflavina) = 60,00 mcg; B5 (Niacina) = 0,56 mg; Vitamina C (ácido ascórbico) = 4,6 mg. Sais em 100 gramas: Potássio = 197,00 mg; fósforo = 31 mg; enxofre = 24 mg; magnésio = 4,00 mg; cálcio = 19 mg; ferro = 0,70 mg; sódio = 15,00 mg; silício = 3,00 mg; cloro = 1,5 mg.  Os açucares da uva, em abundancia, são absorvidos pelo sangue sem fatigar o aparelho digestivo.

Nota: quem se habilitar a uma dieta de um só produto (monodieta) deverá reduzir as atividades físicas mentais durante o período e sempre fazer um preparo antes.


Mensagem : - ‘O maior juiz de seus atos deve ser você mesmo, não a sociedade’. (Dalai Lama)