terça-feira, 11 de março de 2014

COMO SERÁ O MUNDO NUM FUTURO PRÓXIMO?


O debate sobre as condições do planeta, num futuro não muito remoto, vem de longe – desde Malthus – com os pessimistas argumentando sobre a superpopulação, a fome, a escassez de alimentos e outros recursos como água, as mudanças climáticas, etc., Esses temas vem influenciando o debate político e  tentando intimidar a população promovendo conferencias e ações pelo mundo todo.
Entre as correspondências recebidas, a de  lomborg.com/contact or info@copenhagenconsensus.com: Copenhagen Conensus Center com vários links.  Entre eles “Quel état Du Monde em 2050? (La Tribune – in French)”, e um sobre o recente  Foro Econômico Mundial em Davos.
O artigo aborda ponto por ponto a evolução do planeta e de seus habitantes de hoje a 2050. Apoiado no parecer de 21 economistas aborda o impacto dos  problemas considerados mais importantes - Saúde, Educação, poluição atmosférica, mudanças climáticas, entre outros como fome, livre comércio, diminuição da diferença dos ganhos entre homens e mulheres.
Os resultados desses estudos têm como base as estimativas reais daquilo que podemos fazer melhor. Vejamos alguns itens: 1- A poluição atmosférica doméstica deve ser reduzida, chegando a 4% com uma queda de 70% nos índices. 2- Conflitos armados – cita B. Obama que declarou que “Devemos admitir a dura realidade: nós não vamos erradicar os conflitos”. Os custos que eram de 20% a 40% do PIB Mundial podem ser reduzidos a 1,8%. 3- Mudanças Climáticas – considera como um fenômeno ligado às atividades humanas. 4- melhor preservação dos ecossistemas e biodiversidade. 5- O custo do Analfabetismo deverá ser reduzido dos atuais 20% a 12% em 2050. Representava 12,3% do PIB em 1900, atualmente é de 7% e deve cair para 3,8% até 2050. 6- Diferença dos ganhos entre homens e mulheres não será significativa. Atualmente a mulher ganha em média 60% do salário médio dos homens e as previsões para 2050 será de 30%. 7- Saúde – melhoria geral com a redução da mortalidade infantil em 50%. 8- Fome e desnutrição recuarão o que vai melhorar o desempenho dos indivíduos no trabalho; está associada à produção mundial de alimentos e facilidades de distribuição dos produtos. 9 – Redução das barreiras comerciais; livre comércio. 10- água e saneamento básico com melhorias  lentas.
Mudanças climáticas independem do ser humano.  Falar em ‘metas’ de chuva é piada. Já quanto ao uso da  água e o saneamento básico isso sim, está diretamente relacionado com o cidadão que tem que fazer sua parte.
Nem tudo está pronto e acabado no planeta Terra para querer que tudo continue tal qual a ultima foto idealizada. Até novas espécies animais e vegetais estão constantemente sendo descobertas. Faça sua parte por um mundo melhor. E viva as surpresas que ele nos oferece. A palavra adaptação deve passar a fazer parte do vocabulário.
No artigo sobre Davos (O Apocalipse de Davos) a fala apocalíptica usada pelos participantes da Conferencia é alarmista.  Infelizmente o debate sobre o clima está infestado de mitos e ilusões. O autor lembra que se desejarmos obter resultados positivos a custos menores é necessário dar inicio a uma limpeza profunda. Esse também é meu parecer, pois as energias limpas deveriam ser priorizadas, além de repensar a quantidade de lixo que é produzido e jogado diariamente às toneladas no meio ambiente emporcalhando tudo. O mundo será mais limpo ou mais sujo dependendo de cada um. Quanto ao aquecimento sejamos realistas.


 Para que ninguém alegue ignorância, dei-me ao trabalho de fazer um resumo resumido sobre como era o clima na face da Terra no transcorrer das longas eras geológicas: -  FRIO INTENSO E CALOR ABRASADOR - O PLANETA ESTÁ NO SEU ELEMENTO NATURAL CUMPRINDO MAIS UMA ETAPA (blog- 07-03-2014). Sei que o tema é pouco conhecido e que a grande maioria das pessoas leigas no assunto se deixa levar pelo alarmismo descabido dos aquecimentistas de plantão. Ninguém precisa saber tudo sobre todas as coisas, mas não custa se informar. Tomei como exemplo de como os mais velhos nos chamava a atenção sobre uma opinião pronta e acabada: ‘Si. Si. Pero, mira bien...’ – seguida de  toda uma explicação complementar sobre o assunto visto apenas por um ângulo.