domingo, 9 de março de 2014

'AMIGOS PARA SEMPRE...' A BELA INTENÇÃO QUE ACABOU COM O FIM DA FESTA EM SOCHI - OS ACONTECIMENTOS NA UCRÂNIA. CONSIDERAÇÕES.


O ‘Amigos para sempre’ durou até o fim da festa dos jogos de inverno em Sochi. Agora a conversa endureceu e voltou à eterna pauta das disputas, agressões, ameaças entre as nações ‘amigas’. O Eurasianismo tende a avançar não pela força da amizade, mas pela força das armas e dos ataques diretos a quem não se curvar. Ucrânia e Criméia no caminho dos interesses da Rússia em seu avanço rumo oeste – União Européia, principalmente.  Sabe-se que, todos os grandes movimentos, em geral, tiveram origem no leste rumo a oeste. Que, por sua vez, reverteram e mudaram a direção dos ventos, contra-atacando de oeste para leste. Aguardar para ver.

CONSIDERAÇÕES:
- Não adianta desfilar a bandeira da Democracia republicana, se tudo não passa de uma fachada para ocultar o que ocorre na vida dos cidadãos dentro de um país – Brasil incluso.
- O poder do fanatismo representa um perigo às liberdades, quando ele é alimentado pelo ódio, inveja e desejo de exclusão do outro. Foi assim na Rússia Czarista, na Revolução Francesa, nas duas grandes Guerras Mundiais, na revolução Cubana, e é o acontece hoje na Venezuela. E esse também é o comportamento dos grupos que promovem hoje a desordem aqui no Brasil.
- Os políticos/ditadores são como o pobre que se torna rico de  repente e, orgulhosos de sua nova condição, agem de forma insuportável. Eles se comportam como saqueadores extorquindo do povo, não só impostos, como bens de produção, mercadorias e serviços. Apoiados no boicote econômico, favorecimento social e político de uma classe cooptada, agem à sombra do poder infernizando a vida de milhões de cidadãos pelo mundo afora. Ex? = Coréia do Norte, Cuba, Venezuela...
- ‘O confisco de capitais desestruturando o funcionamento de empresas pelas restrições impostas, o rebaixamento do nível salarial, o desvio de verbas públicas para favorecer amigos partidários, o endividamento proposital de cidadãos atirados ao consumismo, entre outras arbitrariedades, são a marca registrada da opressão exercida sobre a sociedade sob a bandeira das reformas e das  ‘melhorias’ para o povo...
- A sociedade sem classes (!) onde todos são iguais (!) é o sonho escondido no discurso dos dominadores que visam nivelar todos por baixo, submissos aos donos do poder.
- A história da humanidade é um paradoxo. Quando se acende uma luz de esperança por um mundo melhor, logo vem nova corrida armamentista cada vez mais aterrorizante capaz de varrer a humanidade da face do planeta.
Fala-se em uma nova ordem mundial. Fala-se em Eurasianismo – o domínio do ocidente pelo oriente a partir da Rússia. Acredito que uma nova ordem mundial não passa pelo velho modelo ultrapassado e imbecilizante. A civilização não é um amontoado de condutas prontas e acabadas como uma receita de bolo. Até num bolo, o excesso de fermento ou produtos com validade vencida, produz uma reação negativa para eliminar o que não serve mais.

Quem quiser ter uma vida de primeiro mundo deve seguir à risca os princípios praticados por eles tanto na forma administrativa, quanto na valorização das capacidades individuais, respeitando os indivíduos e suas tradições. Cada povo é um povo. A beleza está na festa da vida com a diversidade de cores, sons, formas com que se apresenta. O mais é música desafinada.