segunda-feira, 10 de março de 2014

ANOTAÇÕES DIVERSAS – A CAIXINHA DA IMORALIDADE – O BRASIL TEM JEITO? PAPEL DAS FORÇAS ARMADAS.


A sociedade brasileira atravessa um vácuo de autoridade e um abuso de autoritarismo. E olha que temos um governo que se diz defensor das liberdades democráticas e que combateu a ‘ditadura’ que lhes havia tomado o pirulito.
É trem que descarrila, é incêndio de ônibus em protesto, é rolezinho que acaba em confusão, é justiça com as próprias mãos; é fomentação do racismo contra tudo e contra todos; Black bloc promovendo arruaça e espantando o povo das ruas; são as ameaças contra a realização da copa... e mais:
A caixinha da imoralidade dos políticos cara de pau de pedindo contribuições para pagar multa judicial...
E maior imoralidade impossível do que a praticada pela ONG que fez campanha usando o nome do Amarildo e embolsou a maior parte do valor arrecadado (69%) para projetos ainda não definidos; mais um problema para a justiça decidir – isso caracterizaria um estelionato.
O Supremo Tribunal Federal reconheceu que não houve formação de quadrilha no caso do mensalão. Teria sido uma liga de saqueadores? O mesmo parece que vai acontecer em relação à lavagem de dinheiro.  Houve reunião/associação tácita de pessoas que pertencem a um mesmo grupo – partidos políticos – que juntos dividiram entre si recursos que não lhes pertenciam. A pergunta permanece: - Se comportaram como quadrilha? Foi uma ação mafiosa? É uma liga de saqueadores? – É inegável que houve crime contra o patrimônio público e não pode ficar impune só por conta da falta de um termo adequado que se lhes aplique.
O Brasil tem jeito? – claro que tem. Não com esse corporativismo instalado no poder. Compete ao cidadão arregaçar as mangas e trabalhar duro na preparação de um ambiente cultural que possibilite o aparecimento de uma nova classe de políticos. Isso é um processo demorado e o Brasil não pode esperar. Uma medida radical e rápida implicaria no uso de uma intervenção militar constitucional, porém sem a tomada do poder como ocorreu em 1964. O amadurecimento da opinião pública é indispensável para mudanças de rumo.
É deprimente ver a presidenta, em pleno dia da mulher, usar o espaço para falar de seu governo, da política que só  beneficia quem está no poder, ou seja, fazendo campanha eleitoral.
- Qual a função das Forças Armadas? A farra de políticos usando e abusando do poder, ao se favorecer dos jatos da FAB em viagens particulares, levanta uma questão sobre qual seja a função das Forças Armadas: - Atender aos políticos ou servir à Nação? A formação específica de um militar seja da Aeronáutica, do Exercito ou da Marinha tem por lema a defesa da Pátria, suas instituições, seus valores e tradições, e seu povo.  Tem também por função a de restabelecer a ordem institucional quando um ou mais poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário) falharem em suas funções constitucionais o que pode colocar em rico a soberania nacional.

Como não dá para esperar decisões imparciais dos atuais governantes que entendem como bons companheiros somente aqueles que se curvam aos seus interesses eleitoreiros, e que nunca deixaram o palanque, deve o cidadão redobrar sua vigilância neste ano eleitoral.