sexta-feira, 7 de março de 2014

FRIO INTENSO E CALOR ABRASADOR - O PLANETA ESTÁ NO SEU ELEMENTO NATURAL CUMPRINDO MAIS UMA ETAPA


Os noticiários em relação ao clima do planeta destacam os contrastes que se verificam entre as ondas de frio intenso e de calor que atingem regiões contrariando o que se esperava ser a normalidade para cada região.
O planeta Terra, que não é quadrado, caminha como tudo o mais, em grandes círculos cumprindo etapas de vida própria, certamente dentro de um programa cósmico (!). Acho divertido quando alguém ao se referir ao Universo diz: ‘lá fora’ – Fora de onde? Deixa para lá.  Em nossa viagem pelo universo vamos fazendo o mesmo percurso em escala maior ou menor de acordo com a perspectiva do observador. Assim é em relação ao que ocorre aqui em nosso modesto planeta inclusive no que se refere aos climas. Se a visão é limitada, limitadas serão as avaliações.
Hoje, saindo um pouco do nosso habitual texto mais curto, vamos fazer uma retrospectiva do que se sabe sobre a evolução climática na Terra.  Segue um pequeno resumo dos grandes ciclos ou Eras Geológicas. Vejamos:
ERA PALEOZOICA – (600 milhões de anos)- dividido em grandes períodos: 1- Cambriano > grande parte da superfície da Terra estava coberta pelas águas = clima mais temperado que o atual; 2- Ordoviciano > recuo dos mares expondo parte do relevo antes submerso = clima mais quente; 3- Siluriano > transgressões e regressões marinhas sucessivas sobre as terras e atividade vulcânica intensa = clima estável moderado/quente. 4- Devoniano > clima quente úmido – presença dos primeiros anfíbios e plantas terrestres, e  surgimento de novas espécies de insetos e animais; 5- Carbonífero > com dois períodos distintos (Mississipiano e Pensilvaniano) = clima quente úmido com regiões áridas; aparecimento de grandes florestas e todo tipo de insetos e grandes repteis. 6- Permiano > climatologicamente diferente dos períodos anteriores. Os mares recuam, os continentes se levantam criando pontes entre a terra firme. O diferencial foi o aparecimento de glaciações continentais e consequente desaparecimento de espécies vegetais e aparecimento de outras adaptadas às novas condições climáticas (coníferas).
ERA MEZOZÓICA - (entre 220 milhões a 78 milhões de anos atrás) – dividida em três períodos: 1- Triássico > novas modificações do relevo com grandes elevações acima do nível do mar; clima geralmente quente e muitas áreas com desertos ou semidesertos. Surgem os grandes répteis e teve inicio a transição para os mamíferos e a adaptação ao clima árido e novo meio ambiente. 2- Jurássico > clima = predomínio de aridez generalizada no inicio, seguida de um clima mais favorável à flora (coníferas) no mundo inteiro, inclusive no Ártico e na Antártida. É a era dos dinossauros terrestres e marinhos, das tartarugas e crocodilos gigantes e dos répteis voadores. 3- Cretáceo > período de intensa invasão dos mares sobre a terra firme durante a maior parte do período; mais da metade da América do Norte esteve submersa. Clima suave, mesmo próximo aos pólos graças as massas de água quente  invadindo os continentes. As transgressões e regressões marinhas provocaram um desequilíbrio na vida animal e vegetal; apesar do clima tropical favorável, muitas espécies desapareceram; em seu lugar surgiram novas formas de adaptação como as angiospermas, sequóias, carvalhos, arbustos frutíferos, gramíneas, cereais que serviam de alimento a grande variedade de animais.  
ERA CENOZÓICA – Teve inicio a formação do mundo em que vivemos, incluindo o aparecimento do ser humano = Homo. Divide-se em dois grandes períodos: 1- Terciário – subdividido em Paleoceno / Eoceno / Oligoceno/ Mioceno / Plioceno > (duração entre 78 milhões a um milhão de anos atrás). Características - Clima quente e temperado permitindo a vida animal e vegetal na maior parte do período até o Plioceno (um milhão de anos atrás); a partir daí se verificou uma tendência ao resfriamento que levou diretamente às grandes glaciações do Pleistoceno – (quaternário).
 2- Quaternário – dividido em Pleistoceno (entre 1 milhão a 10 mil anos atrás) e Recente (de 10 mil ano até o presente). O gelo ora avançava para o sul ocupando grandes extensões, ora recuava para o norte.
Há períodos inter-glaciais de aproximadamente 300 mil a 100 mil anos de duração. Os climas nos estágios inter-glaciais eram mais quentes que o atual; portanto, o Pleistoceno no conjunto não pode ser considerado como uma idade do gelo.
As novas formas de vida animal mostraram-se mais adaptadas às novas condições climáticas, inclusive com a capacidade de reagir às variações do meio ambiente, e, no caso do homem, modificá-lo para se proteger. Era a vida inteligente a se manifestar. Constantes achados de restos fósseis estão a contar um pouco dessa vida.

Finalizando: - Vivemos um novo momento de transição ou apenas será mais um ajuste natural das forças da natureza em sua permanente transformação tal qual foi no passado? O Homo é mais um dos inúmeros seres vivos do planeta Terra a lhe sofrer a variação de humores: ora períodos de bonança alternados com outros que exigem novas formas de adaptação. Tudo isso se reflete na vida política, social, econômica, cultural dos povos e das nações num esforço por sobrevivência e dominação de povos e de territórios.