sábado, 29 de março de 2014

SOFROLOGIA – O PODER E A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO


Entre as terapias alternativas, a Sofrologia foi uma das formas de tratamentos utilizadas para pessoas com problemas emocionais e de ordem psicológica provenientes de traumas sofridos.
O tratamento recomendado pela Sofrologia consiste em chorar... chorar... chorar... à exaustão e reclamar- espernear - externando todos os sentimentos de dor, perda, raivas, medos, frustrações e desejos de vingança. Após várias sessões dessa terapia, a pessoa estaria apta a recomeçar a vida livre das lembranças negativas que muitas vezes são aumentadas por uma imaginação fértil.
Atualmente, costumam usar como forma de terapia, escrever em um papel tudo o que  incomoda, e que atrapalha as pessoas de levar uma vida normal, e depois queimar e espalhar as cinzas ao vento.
As religiões recomendam a oração. E há a sabedoria do Perdão.
Perdoar implica em esquecer. Esquecer principalmente a si os próprios erros cometidos e que ficaram impregnados no subconsciente a atormentar.
Quando uma pessoa radicaliza em comportamentos agressivos e acusa outros por alguma injustiça sofrida, muitas vezes está querendo se justificar pelos próprios erros cometidos, cujos desdobramentos, além de atingir terceiros, também se voltaram contra si. É a tal história de que não se deve ‘jogar a pedra para o alto que ela acaba caindo na própria cabeça’.
A mente humana usa esses artifícios de ataque como uma forma de defesa; em geral, tal comportamento visa acalmar a consciência e se justificar de maneira torta ao jogar a culpa nos outros. Isso denota imaturidade, desequilíbrio emocional agravado muitas vezes por uma personalidade mesquinha e belicosa. Esse tipo de pessoa pode provocar males irreversíveis a si e aos seus semelhantes, pois elas não têm um respaldo ético, moral – religioso que lhe imponha limites.
Perdoar. Esquecer. Recomeçar uma vida sem mágoas, sem mesquinharias, sem falsa moralidade, com respeito e verdadeiro desejo de paz e harmonia. A Paz começa em nós. Se cultivarmos a guerra contra tudo e contra todos, a vida para. E o que para, regride, pois não acompanha o tempo dos outros. Infelizmente é o que estão a fazer com a releitura do que ocorreu na história do país há 50 anos.
Todos têm o direito de cultivar sua forma de pensar desde que seja respeitada a forma de viver dos demais. A quebra desse principio gerou uma reação natural, pois rompia com a ordem vigente e colocava em risco a segurança nacional.

Perguntam se o país hoje seria melhor se  não tivesse havido os governos militares. Não creio, pois os governos que se sucederam no poder nestes últimos  anos tiveram tempo de sobra para fazer melhor e não fizeram. Os problemas só se avolumam e as Forças Armadas terão que colaborar para garantir a ordem e a segurança. É o próprio governo que as está chamando...