terça-feira, 25 de março de 2014

EXOBIOLOGIA – NÃO ESTAMOS SÓS NO UNIVERSO. TEMOS COMPANHIA NO PLANETA TERRA E ADJACÊNCIAS.


Chamou a atenção a noticia sobre um congresso de estudos sobre a possibilidade de existência de vida fora da Terra, com a participação da Igreja. Sabe-se que o Vaticano tem um eficiente sistema de observação astronômico e é um colaborador da NASA nas pesquisas sobre o Universo e da possível existência de vida fora do sistema solar.
Os tempos mudaram desde quando o prof. Flávio Pereira falava discretamente sobre o assunto nas aulas de Astronomia e Astrofísica na  Faculdade dirigida por padres onde estudávamos Geografia. Eles só se manifestavam nas aulas de Cultura Religiosa quando os alunos levantavam alguma questão correlata, porém sempre de forma informal.
As especulações sobre como seriam seres inteligentes vivendo em outros planetas em ambientes diferentes dos terrestres alimentaram a fantasia na década de 70/80 com publicações - Realismo Fantástico – filmes, conferencias e palestras que atraiam pessoas curiosas para ouvir relatos de estudos e vivencias de terceiros como Allan Hayek que acreditava que o fenômeno Ufo era terrestre – só faltava o carimbo oficial.
Relatamos algumas de nossas experiências de avistamentos de objetos que nada tem a ver com a tecnologia terrestre. Um desses avistamentos ocorreu numa tarde ensolarada, na década de 70; ao sair para a área ao lado da cozinha e olhar para o céu límpido, surgiu do sudeste em altitude inferior ao de rotas de aviões que passavam por lá, uma imensa nave – sem asas e com janelas. Era um imenso charuto com brilho metálico, de forma alongada, não fazia ruído, nem deixou rastro; passou em alta velocidade muito superior a de qualquer avião; mal tive tempo de ir até o terraço da sala para vê-lo desaparecer na direção oposta tão rápido como havia surgido.
Não conhecemos o que está ao nosso alcance, nem sob nossos pés – essa é a verdade. Essa ânsia de buscar as origens deixa uma sensação de que estaríamos ao abandono aqui na Terra. Mas quem são os ‘visitantes’ que circulam em nossos céus há milênios? Será que teremos uma resposta oficial de quem foram os Nefilins, os Annunaki, os Elohim, El Shadai, os carros de fogo... Onde fica a 4ª. parte da Terra (espaço restrito ao qual só se chega de Shen) para a qual migraram os deuses do passado após o dilúvio de Noé,  segundo os tabletes sumérios?

Muitos são os estudos de busca de vida – ou pelo menos de possíveis planetas (exoplanetas) com condições de abrigar vida inteligente. Já foram localizados 767 pequenos planetas que teriam condições favoráveis à vida. Três deles foram descobertos pelo astrofísico suíço Stéphane Udry, diretor do Observatório da Universidade de Genebra: eles: 1- Gliese 667 c – na constelação Scorpius a 22 anos-luz da Terra, 85% de similaridade. 2-  Kepler-22b – em Cygnus a 600 anos-luz da Terra, similaridade 81%. 3-  HD 85512 b – em Vela a 36 anos-luz da Terra, similaridade 77%.
Um desses, o Gliese 581 d em Libra a 20 anos-luz da Terra, similaridade 71%, está localizado em uma "zona habitável" em órbita da estrela vermelha anã Gliese 581, o que significa que pode existir água em sua superfície. Os pesquisadores estimaram que o planeta tem uma massa de três a quatro vezes a da Terra e um período orbital - o tempo que o planeta demora para dar uma volta em sua estrela - de pouco menos de 37 dias, que pode ser considerado seu "ano".

Estas são algumas conclusões emitidas por estudiosos do assunto:
- ‘SEGUNDO OS CIENTISTAS PODE HAVER BILHÕES DE PLANETAS COM VIDA EM NOSSO UNIVERSO.

- ‘EM QUESTÃO DE QUE SEJA ALGUM PLANETA IGUAL AO NOSSO E A VIDA SEJA IGUAL À NOSSA, OS CÁLCULOS DIZEM QUE A PROBABILIDADE É NULA.

- ‘E QUANDO FALAMOS EM POSSÍVEIS PLANETAS COM VIDA E CAPAZES DE SE COMUNICAR HOJE DENTRO DA NOSSA GALÁXIA, PODERIA HAVER DOIS OU TRÊS, MAS ISSO NÃO QUER DIZER QUE SEUS HABITANTES DEVAM SER IGUAIS A NÓS.


A Exobiologia com a palavra.