sábado, 1 de dezembro de 2012

A HISTÓRIA MAIS DO QUE REAL... OU


 Ou, Da punição dos maus homens públicos. A mais nova bomba – escândalo – e, que vinha sendo mantida em segredo por 19 anos, envolve o ex-presidente Lula, aquele que nunca sabia de nada, e, sua secretária, lotada no Gabinete da Presidência da República (sp). Finalmente, a imprensa decide contar ao público o que os jornalistas e o governo sabiam há muito tempo: Lula e Rosemary, a personagem do mais novo escândalo, eram amantes desde 1993.
Minta, minta, minta... Se não for descoberta, a mentira pode se tornar verdade. Essa foi a aposta de muitos maus homens públicos, inclusive do ex-presidente. A mentira se tornou um mantra na vida desses maus administradores da coisa pública, todos ansiosos por luzes, ribalta, aplausos, glorias imaginárias, vivendo ao sabor de uma vida amoral, corrupta e desrespeitosa. A promiscuidade entre o público e o privado embotou a mente desses indivíduos que só merecem o repúdio da sociedade.
Punição exemplar é o que se espera. Com a condenação dos mensaleiros e a constatação de que o sistema carcerário não comporta mais tantos criminosos, sendo que até o Ministro da Justiça – José Eduardo Cardozo -  já declarou em público que prefere morrer a ir para uma dessas cadeias, os primeiros condenados do Mensalão, cheios de dedos, querem regalias: penas em regime semi-aberto, e ou penas alternativas. Todos são iguais perante a Lei.  A punição tem que ser exemplar, de acordo com os crimes previstos em lei, para que outros que queiram seguir-lhes o mau exemplo pensem bem antes de cometer falcatruas. Estamos falando o óbvio. Só falta que as pessoas de bem os enfrentem, usem da autoridade que a Constituição lhes confere e restabeleçam a ordem democrática.
Que o ex-presidente tenha lá seus affaires, realmente é um assunto particular; porém ele se valeu do poder para tal criando em São Paulo uma filial do governo federal para atender os interesses particulares dele como chefe de estado (!).  Portanto...
Falam diariamente em fim de mundo. Há até uma contagem regressiva com o dia 21-12-2012 como data fatídica. Entendemos que teremos sim, o fim de uma era de desmandos e falcatruas. Se Deus quiser! Por falar em Deus, a Juíza Diana Brusstein da 7ª Vara Federal (SP) decidiu que a expressão ‘Deus seja Louvado’ continuará nas notas de Real.
Como no Brasil não temos pena de morte, nem se pratica o degredo*, sugerimos  para quem quer penas alternativas: -  que tal devolver todos os recursos que desviaram dos cofres públicos, vestirem um macacão de operários e irem para um canteiro de obras trabalharem para construir escolas, creches, hospitais, estradas, rede de esgoto, e tudo o mais que falta fazer? Sempre é tempo de mostrar que ainda podem ser bons cidadãos. A nação agradece.

*DEGREDO – pena de desterro que a justiça impõe a criminosos. Portugal, para esvaziar as cadeias remeteu para a África os criminosos mais perigosos, e para o Brasil os condenados por crimes comuns. A Inglaterra remeteu seus presos para a Austrália. Todos puderam recomeçar suas vidas em outras terras.