quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

QUEM TEM MORAL PARA FALAR DOS DESMANDOS POLÍTICOS?


- Quem tem Moral? – é a pergunta que nos vem à cabeça tão logo ouvimos pessoas - políticos ou não – comentando sobre a moral do já condenado Marcos Valério quando ele aponta como comparsas do mensalão figuras do ex-governo Lula, incluso... Alguns comentaristas fazem uma interpretação tão esdrúxula que levam a considerar a figura do réu em questão como tendo sido um super-mega-gênio – o mentor e responsável por todos os crimes até agora apurados, enquanto os demais teriam sido meras vítimas de sua sagacidade... Um absurdo!   
- Moral tem aquele que pode andar de cabeça erguida e falar olhando ‘o olho no olho’; é quem respeita as Leis, as regras e cumpre com seus deveres.
Todos têm um compromisso com a vida, com a liberdade e com a Democracia. Quem respeita esses compromissos tem moral para falar e apontar faltas quando e onde acontecerem. Infelizmente o lado da política podre brasileira se estruturou num esquema de obediência ao partido e contra os ditames da Lei maior da Nação – a Constituição. Baseando-se exclusivamente no que é melhor para si, ou para o partido, atiram no lixo os princípios da moralidade, da ética e do respeito inclusive por si próprios. Terão eles moral para apontar o dedo sujo para os outros? – Li em algum lugar que “ao apontar um dedo para alguém, temos três apontados para nós”... portanto, senhores políticos da hora, cumpre olhar primeiro para si e depois cobrar moralidade do até há pouco comparsa muito bem quisto...
Ao pautar sua conduta ao arrepio das leis, o cidadão submisso aos ditames do partido demonstra sua fraqueza moral e incapacidade de discernir entre o certo e o errado, pois está muitas vezes colocando interesses particulares acima dos interesses da coletividade.
Está na hora de fazer uma faxina de cabo a rabo na política, afastando definitivamente da vida pública esses maus cidadãos. Eles são os menos autorizados para falar em moral.
Por falar em ‘Moral’, ontem assisti à vitória do São Paulo sobre o Tigre da Argentina – que fugiu da competição...
Parabéns pela conquista do título. É o esporte que nos dá belos exemplos de ‘Moral’; podemos citar dois exemplos do momento, de pessoas que servem de referencia. Trata-se dos goleiros Rogério Ceni e ‘São Marcos’. Assim como eles há milhões de brasileiros e brasileiras de bem que podem andar de cabeça erguida e de se orgulhar de ser quem são, pois são verdadeiros, sinceros, honestos, dignos e tem autoridade para falar olhando ‘olho-no-olho’.
Circula um e-mail em que um mineiro lembra ao Brasil e aos “Estados Produtores” de petróleo, que querem para si todos os royalties da exploração atual, o quanto de riquezas tem ido para os cofres públicos da união saídos do subsolo não só de Minas Gerais, mas das outras unidades federativas. É bom lembrar que os royalties do petróleo do pré-sal ainda estão no fundo do mar... Portanto...
- “Todos temos um compromisso com a vida, com a liberdade e com a Democracia.”