quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

SER OTIMISTA É BOM. FAZ PARTE DE TODO FINAL DE ANO.


Pensar positivo é o nosso lema. Ser otimista com moderação não faz mal a ninguém. Especialmente nos tempos atuais.
Porém, euforia em torno de perspectivas imaginárias, de fantasias e de ilusões, em geral levam à decepções e desperdício de energia e de recursos, além de se correr o risco da perda de credibilidade.
O corrente ano de 2012 está a se escoar rapidamente. A pergunta que todos fazem é se o próximo ano será melhor, se trará soluções à complexidade de problemas que assolam todas as nações – Brasil incluso.
Os desafios são grandes. É preciso que haja soluções para evitar possíveis confrontos belicosos agravando mais o que já não é nada confortável. Nada se resolverá num passe de mágica. A purificação terá que passar por um pacto social onde o cidadão comum será forçado a sair do comodismo e passar a ser ele o agente transformador. O amadurecimento é imprescindível e inclui renuncias, mudança de paradigmas, desvestir o velho e, realmente, criar algo novo. A estrutura política carcomida pela corrupção e pelo desrespeito generalizado tem que forçosamente dar lugar a uma nova ordem social e econômica. O  Brasil precisa urgentemente de  caras novas para conduzir seus destinos; pessoas de vida pública limpa, cuja conduta seja confiável, respeitável e respeitosa.
É muito agradável viver num país tropical com carnaval, futebol e lindas praias... Mas o eterno país do futuro tem que despertar para sua realidade: - Futuro não existe! O futuro é hoje! O ‘novo amanhã’ só existirá e será outro dia se o hoje receber um embasamento novo.
Os que falam em fim de mundo, ou pregam um crash para acabar com as estruturas capengas solapadas pela deterioração dos costumes e pela negação dos valores éticos e morais, na verdade não passam de pessoas mesquinhas e sem visão do que seja o ser humano.
Em sua limitação e ignorância de ‘massa’ comodista entendem que só destruindo tudo é que dá para  recomeçar uma outra ‘civilização’. Assemelham-se a covardes que abandonam o posto diante do toque de ‘avançar’ amedrontados com a luta natural pela própria vida. Imaginem se vão se expor pelos seu semelhantes...
Lembramos que foi o toque de ‘Avançar cavalaria’ que determinou os rumos de uma grande batalha – a de Waterloo. 
Seria pedir muito aos atuais ‘revolucionários de carteirinha’, que ora se digladiam com a justiça por conta da punição que fizeram por merecer pela prática de condutas nada republicanas, para que revejam seus valores ultrapassados?
Alôooo... Acordem. O hoje é real. O passado já era. O futuro laureado do ‘Novo’ não existe se não criarmos condições para tal!
Somente a mudança de atitude imbuída de sinceridade e boa vontade é que pode criar algo novo, bom, diferente, saudável para todos.
Final de ano está aí. Sejamos otimistas, sim. Dias melhores virão. Só depende de nós! – é o que desejamos a todos.  Humildade é uma virtude que ajuda e não custa nada.