sábado, 29 de dezembro de 2012

AS CORES DA MODA - E A ENERGIA COLORIDA


Para o ano que se aproxima, as cores que deverão predominar segundo os entendidos será o azul turquesa e o rosa. Os tons pastéis também terão destaque.
Faz parte dos desfiles anuais de moda,  indicar as tendências para as diferentes estações. O colorido dos tecidos e dos acessórios contém vibrações que nem sempre são levadas em consideração.  Ao abrir o armário para escolher um traje, ora simpatizamos com um, ora com outro, e até há roupas que ficam anos sem serem usadas.  Essa simpatia ou antipatia por determinadas cores tem sua razão de ser.
Segundo D. P. Ghadiali, cientista indiano, as cores representam potenciais químicos em altas oitavas vibratórias. Cada uma delas está associada a um órgão ou sistema orgânico, seja para estimulá-Io, seja para inibi-lo. O perfeito equilíbrio orgânico permite uma propagação - prolongamento no campo eletro-magnético que nos cerca. O desequilíbrio, ou seja, as doenças inibem a formação dessa aura luminosa.
Manuscritos chineses, hindus e egípcios da Antiguidade, mostram que esses povos conheciam um sistema completo de cromologia fundado na lei da correspondência entre a Natureza Setenária do homem e a divisão Setenária do espectro solar. Os gregos e os egípcios usavam as cores associadas à música para a regeneração do corpo, ou seja, para restabelecer a harmonização do indivíduo com o Todo. Os Mantras, muito usados pelos orientais, têm finalidade idêntica.
Levando em conta que as doenças pré-existem no campo mental-espiritual, antes de se manifestarem no plano físico, a presença de certas cores poderá levar a criar estados de depressão e desânimo que culminarão com a doença física. As radiações cromáticas agem como correntes elétricas positivas ou negativas, influenciando o nosso tempo psicológico.
A moda costuma impor cores nas vestimentas das pessoas, conforme a variação das estações climáticas. Ainda, pelo menos que nós saibamos, não foram feitos estudos sobre as ações e reações da maioria das pessoas influenciadas por “cores da moda”. Acreditamos que daria para explicar certas reações de massa traduzidas ora pela maior frequência da violência, ora por tendências altruísticas, ora por expansões artísticas, descobertas científicas, etc.
Atualmente, considera-se o Vermelho como símbolo da atividade, da agressividade e espiritualidade divina. Já, o azul corresponde à passividade, docilidade e materialismo.
Ambas as cores, Vermelho e Azul, de significados opostos são duas cores fundamentais. A outra cor fundamental é o Verde e se interpõe, no espectro, entre o Azul e o Vermelho. O Verde corresponde à corrupção, putrefação e regeneração. É a cor ativadora do chacra do coração.
O Branco, soma de todas as outras cores, costuma aparecer combinando com as diferentes cores. Ela representa a pureza, a alma, a consciência espiritual, a imortalidade. Também é muito utilizada em vestes de cerimônias e rituais.
O Amarelo representa a espiritualidade em desenvolvimento. É uma cor considerada estimulante a nível intelectual.