sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

3095 VETOS PRESIDENCIAIS ENGAVETADOS - MUITO ALÉM DA IMAGINAÇÃO


A bombástica notícia que veio a público de que há 3.095 vetos presidências a espera de apreciação no Congresso, tarefa que compete a comissões de parlamentares, pegou de surpresa até ao pessoal do Transparência Brasil... Tudo veio à tona por conta da crise produzida pelo veto (Veta Dilma!) da distribuição dos royalties do petróleo do pré-sal – aquele que só daqui a vinte anos deverá realmente engordar os cofres dos Estados não produtores. Até lá, vetos, choro, passeatas, vetos... Há vetos do tempo ainda  do governo FHC. O slogan ‘Veta Dilma’ parece que tem funcionado como um mantra e foi incorporado como um jeitinho do PT (não) governar desde que assumiu.
Trabalhem congressistas! Trabalhem! Façam jus aos gordos vencimentos que recebem.
Não fossem os royalties e mais a atitude de um Ministro do STF tomar uma sábia medida e iríamos encerrar o ano sem saber o que o Congresso não fez. Estariam apostando no fim do mundo e aí, tudo bem? Mas o mundo continua. Para nós, o tempo linear do ontem-hoje-amanhã; para outras culturas, como as dos Maias o tempo é circular, cíclico. Simples.
O outro dia, numa conversa, sem pensar, falei: - “O Brasil precisa fechar para balanço!” – E ainda não sabia da missa a introdução. Como nosso mundo continua sua rota, alheio às fantasias de alguns, teremos muitas notícias mais bombásticas pela frente. Espera-se que, naturalmente, os 3.095 vetos sejam devidamente analisados, votados e concluídos para que o nosso parlamento não precise passar por outro vexame.
Esperamos, também que após as festas de fim de ano, o recesso parlamentar, a posse dos novos eleitos nas eleições deste ano, dos conchavos políticos, do carnaval, e de tudo o mais que a velha cultura brasileira já incorporou, a nação volte à normalidade. De verdade.
Para encerrar:
REFORMA ORTOGRÁFICA: - por falar em normalidade, já ouviram dizer que a tão falada reforma ortográfica para facilitar o entendimento entre os povos que falam a língua portuguesa, foi adiada para 2016?
E tem mais; podem ser anuladas algumas decisões e acrescentar outras alterações ortográficas. Assistiremos mais uma vez ao descarte de edições inteiras por conta de um hifem, de um trema, de um acento diferencial?  Isso sim é que é o fim do mundo!