quinta-feira, 3 de setembro de 2015

SEMANA DA PÁTRIA – NA PAUTA > EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA > É PRECISO RESTABELECER A CONFIANÇA.


 Semana da Pátria > 07-09-1822 / 07-09-2015 = 193 anos de Independência.  Pátria Brasil, um  país mergulhado numa crise  política e econômica tal qual ficou quando D. João VI regressou para a Europa acompanhado de mais de três mil   pessoas levando seus capitais (!) - triste coincidência com o que  assistimos hoje com a má gestão e a corrupção que levaram à dilapidação do patrimônio da Nação – a Petrobrás. A diferença está em que hoje, ao comemorar os 193 anos  da Independência, são brasileiros corruptos os promotores da crise econômica e política.

Abrimos a semana da Pátria com um quadro político nada promissor, porém, notamos um movimento crescente de participação da juventude em prol de revalorizar usos, costumes, restabelecer um vínculo do cidadão com suas origens. A noticia de que um grupo de jovens universitários, aproveitando a Semana da Pátria, está visitando colégios para falar de EDUCAÇÃO MORAL E CÍVICA, demonstra que ainda há muitas pessoas que não foram contaminadas pelo discurso do confronto e do ódio.  Somos uma Nação jovem que precisa oferecer aos seus jovens  conhecimentos com os quais eles possam formar sua opinião, sem doutrinação e viés ideológico.  Isso significa  liberdade.

 O povo brasileiro padece da falta de uma formação e  informação cívica  isenta; há uma lacuna de conhecimentos e consequente falta da valorização das tradições que marcaram nossa história. Isto é de competência da Educação que, nestes últimos decênios  tem sido negligente sobre o assunto.

A disciplina de Educação Moral e Cívica, que fez parte do currículo escolar  no período dos governos militares, visava informar e formar cidadãos, valorizando a Nação, a Família, as Instituições – respeitando nossas tradições familiares, culturais, religiosas num universo étnico plural. ‘Ordem e Progresso’ era o lema não só da Bandeira como o das atitudes de seus governantes e governados.  Lamento que algumas pessoas esclarecidas, embora reconheçam o valor do ensino da referida disciplina, manifestem  uma visão distorcida sobre o assunto, apenas porque o ensino da EMC e OSPB foi adotado durante os governos do regime militar  que se preocupou em manter a Ordem, o Respeito, os Direitos e os Deveres dos cidadãos contrariando setores radicais que, iludidos com ideologias estranhas à nossas tradições,  visavam o poder pelo poder.

O tempo passou, eles chegaram ao poder e seu comportamento demonstra claramente  que não aprenderam a lição de patriotismo e de civilidade devidas à Pátria e muito menos o que seja democracia. A quebra de confiança é inevitável.

Vivemos em uma DEMOCRACIA > GOVERNO DO POVO. SOBERANIA POPULAR – distribuição equitativa de poder > divisão dos poderes e pelo controle da autoridade. Liberdade do ato eleitoral. Alternância no poder.

Mas não basta ter sido eleito. O governante em qualquer cargo que lhe foi outorgado pelo voto, tem que honrar a função  e seguir as regras ditadas pela Lei maior – ‘Carta Magna’ > a CONSTITUIÇÃO.

O  governo  que aí está  perdeu a legitimidade. Só resta aplicar a Lei. Destitui-se o governante e preservam-se as instituições, pois, um governo divorciado da Nação e dos seus valores históricos deixou de representá-los. Isso não é golpismo. As pessoas passam; as Instituições* permanecem. Só assim a confiança será  restabelecida.

*INSTITUIÇÕES > LEIS FUNDAMENTAIS QUE REGEM UMA SOCIEDADE POLITICA > REGIME. O conjunto de estruturas sociais estabelecidas pela tradição, especialmente as relacionadas com a causa pública. Sociologia > Estrutura decorrente de necessidades sociais básicas com caráter de relativa permanência e identificável pelo valor de seus códigos de conduta, alguns deles expressos em Leis. Instituições > Coisa estabelecida na Lei nos usos.


Importante: - ‘Todo poder emana do povo, que o exerce por meio de representantes eleitos ou diretamente, nos termos desta Constituição’ -(Título I, Art. V, Parágrafo Único – Constituição Federal)