sexta-feira, 18 de setembro de 2015

AS ERAS GEOLÓGICAS


A História da Terra é contada num imenso livro escrito há milhares de anos nas diferentes camadas das rochas. A geologia e a geomorfologia é que estudam essa "escrita", que começou há mais de 4,5 milhões de anos. Passou primeiro um grande período sem qualquer forma de vida, seguida de formas rudimentares que foram se transformando até chegar às espécies atuais. Os grandes períodos dessa história permitiram estabelecer as Eras Geológicas. Cada "Era" compreende "Períodos" de duração variadas que se subdividem em "Épocas", e estas em "Idades"; as "Idades" se dividem em "Fases".
Partindo de 1,5 milhões de anos atrás, temos as seguintes "Eras":

Pré-Cambriano - corresponde a época em que se formaram os primeiros terrenos na superfície da Terra . Não há provas da existência de vida, através de fósseis, porém a existência de mármores nos terrenos pré-cambrianos é uma prova indireta da existência de alguma forma de vida; possivelmente havia alguma forma de algas. Inicialmente havia apenas um grande continente, o  ‘Gondwana’ e apenas um mar, o de Tethis.

Era Paleozóica - ou Primária (vida antiga - com cerca de 310 milhões de anos aproximadamente)- temos os primeiros trilobitas; também surgem peixes e se desenvolve a flora.
 Esta "Era" está dividida em seis períodos: a) Cambriano - com o desenvolvimento dos invertebrados; destacam-se os trilobitas, os crustáceos, corais, protozoários, espongiários, vermes, etc. As algas marinhas são a única forma de vegetação sendo que a terra ainda é completamente nua. b) Ordoviciano - rica fauna marinha, algas e clima ameno; c) Siluriano - vida quase que só aquática; d) Devoniano - surgem as primeiras florestas, e o clima é sem variações; e) Carbonífero - continuam as florestas que vão dar origem aos grandes depósitos de carvão vegetal. Surgem os anfíbios - os branquiossáurios e os arquegossaureos; f) Permiano - diminuem as florestas; aparecem os répteis menores que os dinossauros e desaparecem os trilobitas. Este período se caracteriza por um clima totalmente diferente dos períodos anteriores. Os mares recuam, os continentes se levantam e antigas partes da terra submergem. Aparecem as glaciações continentais e a adaptação da vegetação e dos animais a um novo ambiente. No Brasil a glaciação deixou depósitos de varvitos e tilitos; veio do norte até o planalto meridional.

 Era Mesozóica ou Secundária - (vida intermediária - com cerca de 120 milhões de anos) - foi quando ocorreu a divisão do grande continente de Gondwana. Tivemos os seguintes períodos: a) Triássico - O clima é quente e muitas vezes árido com desertos e semi-desertos; há muitos répteis; surgem os mamíferos, os marsupiais; há o desenvolvimento da vegetação de fetos, numa espécie de continuação do período anterior. b) Jurássico - com aridez generalizada. No final do período o clima foi favorável ao crescimento de vegetação no Ártico e no continente Antártico. Houve um grande desenvolvimento vegetal - as coníferas - e animal, com a presença dos dinossauros de todos os tipos e as primeiras aves com dentes. c) Cretáceo - ocorrem inundações constantes dos continentes, pelos mares. O clima era ameno inclusive nos polos. O clima tropical e subtropical predominam. A vegetação é abundante. Os dinossauros desaparecem no meio de grandes cataclismos com levantamento de terras, formação de cordilheiras, secagem de varjões, pântanos e mares. Surgem as primeira plantas com flores e peixes de espécies variadas (arenque, bacalhau, salmões).

Era Cenozoica - ou Terciária - (vida recente - com 70 milhões de anos) - com dois períodos: a) Período Paleogênico- dividido em Eocênico e Oligocênico; e b) Neogênico dividido em: Período Miocênico e Pliocênico.
É nesta Era Terciária que se definiu o mundo em que vivemos - animais, vegetais, mares e continentes se estabilizaram . O clima quente passa a predominar. No Mioceno tivemos o fim dos grandes dobramentos dos Alpes e a segunda fase dos dobramentos dos Pirineus e Apeninos. Nos períodos de climas mais frios apareceram os animais com pelos mais espessos como uma forma de defesa e adaptação ao clima mais rigoroso. O Plioceno marca o final da Era Terciária.

A Terra passou por quatro períodos glaciais distintos provocando grandes mudanças conforme os glaciais mudavam de uma região para outra. Há indícios de períodos glaciais de mais ou menos 100 mil a 300 mil anos de duração. O clima nos estágios interglaciais era mais quente que hoje. Quanto à vida neste período, contém muito mais das espécies atuais. Surgiram os primeiros hominídeos de que se têm notícias, possivelmente na África de onde se espalhou pelos continentes. Este período teve duração de apenas 5 milhões de anos.

Quaternário, atual ou Era Antropozoica - está dividida em Pleistoceno e Holocênico - O período Pleistocênico tem a duração de um milhão de anos; é chamado de época glacial ou recente, ou diluviano. Nos restos dos depósitos diluviais tem sido encontrado restos da fauna e das atividades humanas da nossa pré-história. Houve constantes cataclismos diluviais. O norte da Europa, da Ásia e da América era coberto por glaciais.
 O período atual ou holocênico, ou ainda, quaternário recente é a era pós glacial em que vivemos. A mudança momentânea e súbita do clima na zona temperada do planeta Terra foi mais acentuada durante a Era Quaternária. O clima frio e úmido que se estabeleceu neste período, produziu grandes escavações nos vales por ocasião dos interglaciais.
As causas das glaciações são: Astronômicas - atribuídas à inclinação do eixo terrestre e variações das manchas solares; e Geológicas - com a elevação dos Alpes, afundamento do continente ao norte sobre a costa da Europa que neutralizou a influencia da corrente do Golfo.
 A história continua naturalmente...

Nota: “Eras Geológicas” – texto que fez parte de nossa página no Shvoong.com – publicado em 26-06-2008 (9716 visitas / 54 avaliações ) – contém de forma resumida a história do nosso planeta de acordo com estudos Geológicos e Geomorfológicos.

Nota 2- o Texto publicado ontem neste blog (A Terra e as Grandes Transformações) foi baseado em estudos de caráter esotérico.