terça-feira, 1 de setembro de 2015

SEMANA DA PÁTRIA – DUAS FÁBULAS ILUSTRATIVAS: 1- OS LOBOS E OS CÃES EM GUERRA – 2- OS LOBOS E OS CÃES RECONCILIADOS


Vamos abrir a semana da Pátria com duas pequenas fábulas ilustrativas para que o leitor reflita sobre os sábios ensinamentos deixados por Esopo – o homem que, apesar de ser um escravo, foi uma alma livre  e independente da sorte que o destino lhe traçou.

1-    OS LOBOS E OS CÃES EM GUERRA – fábula

Certo dia houve uma briga entre lobos e cães. Um cão de pedigree foi nomeado  general dos cães. Este, no entanto, não demonstrava a menor pressa para o combate, apesar das constantes ameaças dos lobos.

Ele dizia: - saibam por que contemporizo; sempre é conveniente refletir antes de agir. Senão vejamos. Os lobos são todos iguais – da mesma raça e cor. Já, nós os cães, temos hábitos os mais diversos, cada um se vangloria de sua raça, sua cor, suas origens. E nem a cor é uniforme entre nós: uns são negros, outros castanhos, outros brancos, ou cinzentos.  Como poderia eu levar à guerra com sucesso soldados que não estão de acordo entre si e nem todos são iguais?

Moral: - É a unidade da vontade e de pensamento que, nas batalhas, garantem a vitória sobre os inimigos.

2-    OS LOBOS E OS CÃES RECONCILIADOS - fábula

E, os lobos vendo a divisão que havia entre seus inimigos, propuseram:

- Vejam vocês, somos todos semelhantes, cães e lobos; propomos sermos amigos, como irmãos. Na verdade a única diferença entre cães e lobos está na inteligência. Mas vocês vivem submissos ao homem, suportam tudo e até trazem coleiras ao  redor do pescoço enquanto guardam os rebanhos. E, quando os homens comem, a recompensa que vocês recebem são apenas os ossos. Oras, se nos ouvirem e nos entregarem os rebanhos, unidos  teremos o que comer até nos fartar.

Os cães, ingenuamente, acreditaram no que os lobos disseram e lhes  entregaram as chaves do estábulo. Os lobos não se fizeram de rogados e os primeiros a serem devorados foram os cães tolos que haviam feito a aliança.


Moral: - Esta é a recompensa para quem trai sua Pátria.