sábado, 12 de setembro de 2015

OS ETERNOS SABERES PARA UMA HUMANIDADE DE ETERNOS APRENDIZES > 1 9 3 6 ... COM TRANQUILIDADE.



Escrever e ler são um detalhe no mundo moderno cada vez mais complexo  visando a inclusão social dos indivíduos. Esquecem os burocratas que  somos todos ‘analfabetos funcionais’ em algum aspecto do conhecimento humano.

- ‘Um pingo e um risco quer dizer José Francisco’ -  brincava meu pai quando nos atrapalhávamos para escrever palavras difíceis. Ele aprendera taquigrafia, gostava de ler, estudava matemática por conta própria nas horas de descanso, além de estar sempre pronto para ensinar-nos algo novo. Éramos livres para estudar, aprender e questionar – cada um no seu ritmo sem pressões ou imposições. Estava em aberto mudar de interesses. Essa tem sido a nossa pauta para fugir do risco de giz a ditar regras e imposturas que cerceiam caminhos. O leque de conhecimentos é amplo e muito incitante.

As mensagens estão escritas e inscritas em toda parte como, por exemplo, nos números, nas formas, nas cores, nos sons, nas palavras, nos símbolos, etc., tanto quanto em qualquer texto redigido por um bom escritor.

Mensagens numéricas: Tive alguns professores que antes de começar a aula se dirigiam ao quadro negro, e, num dos extremos, anotavam alguns números ou símbolos. Quando perguntados sobre o assunto, sorriam e diziam que a aula estava começando e aquilo ficava para depois.

Exemplo: > 5 1 2 9 3 3 4 5 1 7 6 6 3 9 2 5 3 7 6 6 3 9 1 8 4 2.

 Sequencia de números  como esta, por exemplo, pode ser lida ou cantada seguindo a escala musical. Ela corresponde a uma emissão de vibrações semelhante a uma oração que harmoniza comportamentos em um  ambiente.

Nota > mensagem de tranquilidade para momentos difíceis: 1 9 3 6... (um, nove, três, seis).

PENSAMENTOS:
 - ‘A felicidade é composta de pequenos prazeres’. (Charles Chaplin) – ler e escrever são alguns desses pequenos prazeres.

- ‘Perder-se também é o caminho’. (Clarice Lispector) – manter o espírito e a mente receptivos é o segredo para enfrentar caminhos novos.

- ‘A prosperidade prontamente descobre o vício. Mas a adversidade logo descobre a virtude’ ( Francis Bacon) – parar no meio do caminho para desfrutar de uma boa sombra – o ‘paradiso’ – transforma o viajante em presa fácil dos perigos  que rondam o deserto. Manda a prudência manter mãos e mentes ocupadas, sempre!

- ‘Os homens lutam com mais bravura pelos seus interesses do que pelos princípios’. (Napoleão Bonaparte) – os exemplos se multiplicam.

- 'Enquanto se ameaça, descansa o ameaçado' (Miguel de Cervantes).


- ‘A juventude não pode saber com o um idoso pensa ou se sente. Mas os idosos são culpados quando esquecem o que é ser jovem’...