quinta-feira, 24 de setembro de 2015

O PAÍS NECESSITA DE UMA AGENDA POSITIVA > & ‘PITOS Y FLAUTAS’ PARA OS QUE SÓ FAZEM BULHA.



            Diante de tanta bulha na política preferi dedicar estes dias a publicação de vários textos que estavam em revisão; creio que são de interesse de jovens estudantes e leitores que não tem oportunidade de consultar livros especializados sobre o assunto.

Quando todos se sentem no direito de opinar sobre meio ambiente e  culpar o homem pelo ‘aquecimento global’, não resisto e volto à questão. Na verdade há uma poluição acelerada do planeta pelo descarte em lixões de materiais não degradáveis como o plástico – produzido pelo homem – desde meados do século passado; porém não vemos nenhuma medida objetiva para livrar o planeta dessa ação nociva para o meio ambiente.

Poderíamos dizer que o mundo físico (planeta terra) desde as mais remotas Eras  está em ‘ebulição’ constante. São vulcões entrando em atividade, terremotos, maremotos, furacões, secas, tempestades de areia, bolas de fogo cruzando os céus e explodindo, etc... - Estudei Geografia e sei que o assunto é complexo; por isso, com o objetivo de divulgar  assuntos pouco debatidos e que tem sido ignorados pelos ambientalistas que vêem culpa do homem em cada fenômeno natural,  publiquei mais alguns textos (Vulcanismo e Abalos Sísmicos – O Brasil no Conjunto Geotectônico da América do Sul; ‘As Forças Internas  da Terra – Vulcanismo e Terremotos’ – ‘Eras Geológicas’, ‘A terra e as Grandes Transformações’, etc.).

            Nem tudo está perdido. Domingo (20-09)  assistindo ‘Matéria de Capa’ exibido pela TV Cultura tive a satisfação de ver um programa informativo que abordou de forma simplificada a longa linha da história do planeta Terra. Parabéns pela iniciativa.
E, Nota Dez para a reportagem mostrada no dia 13-09 do referido programa (Matéria de Capa) sobre a recuperação de áreas em vias de desertificação. Vale a pena reprisar, pois é uma lição de como o meio ambiente quando tratado com respeito e de forma inteligente pelo homem, a vegetação e os animais (até o ‘vilão’  boi) podem reverter um  quadro de degradação na natureza.
 O tema me remeteu a uma experiência vivida sobre a recuperação de uma chácara degradada pela exaustiva cultura comercial de tabaco e algodão, cujo solo ressequido e com fortes ravinas foi transformada em bela pastagem produtiva, em associação com a criação de gado. Um dos tipos de gramínea utilizado foi a grama usada pelos povos nativos da América do Sul  para a pavimentação do ‘peabiru’* (caminho macio); é uma gramínea que emite um emaranhado de rizomas formando um tapete resistente e fofo próprio para conter a erosão e manter a umidade no solo, além de servir de alimento para o gado.
           

*‘Peabiru’ – caminhos dos indígenas que ligavam os Andes ao litoral Atlântico por mais de  três mil km, passando por São Paulo. Também conhecida como Trilha dos Tupiniquins’.
           
            Comentários sobre o momento:

A Primavera está chegando ‘oficialmente’. É tempo de renovação da vida, não só dos elementos da Natureza, mas do ser humano que deve aprender a usar seu livre arbítrio de forma positiva.
 A irresponsabilidade tem que dar lugar ao equilíbrio através de um trabalho inteligente, de união; isso só se consegue se mudarmos a postura frente aos acontecimentos e se dermos a oportunidade para que os reais valores que regem a sociedade recuperem o lugar usurpado por pessoas que só sabem fazer bulha. O desespero é tal que pensam  dominar de qualquer forma e até estão a usar de artifícios de mensagens subliminares para influenciar o subconsciente  das pessoas  com o fim de  implantar criminosamente sua vontade sobre a sociedade. (Subliminar (psic.) > diz-se de um estímulo que não é suficientemente intenso para que o indivíduo tome consciência dele, mas que quando repetido atua no sentido de alcançar um efeito desejado).

A gritaria no meio político é grande; comportam-se como se tocar os sinos apagasse o incêndio. Parem de ‘jogar bulha’!

O papel principal na ordenação dos comportamentos cabe a Justiça e ao cidadão consciente de sua responsabilidade. Uma nova Agenda positiva se faz necessária. Urgente!


- ‘Pitos y flautas’ para os que só atrapalham com sua gritaria oportunista.   
- ‘Pitos y flautas... la ri...rara...’ -  para todos aqueles que se valem da visibilidade para fazer bulha. Na infância aprendi a enfrentar provocações, de forma  jocosa;   enquanto repetia a frase ‘pitos y flautas’ fazia  mímica como se estivesse tocando flauta. Funcionava.