segunda-feira, 28 de setembro de 2015

A SUPER LUA BRILHA NOS CÉUS EM NOITE DE ECLIPSE


             Uma charada: - quem é a dama que a cada 7 dias muda de quarto? – É a Lua! – que, enquanto passeia ao redor da Terra, vai inspirando poetas, despertando sentimentos e temores... Lua – a dama da noite que tira o sono dos poetas solitários, que encanta os apaixonados, que desperta a curiosidade dos sonhadores, que agita os cães,  que  dizem  provocar e o despertar de sentimentos ocultos, e até alimenta a fantasia do despertar do ‘lobo’ que habita no homem...

Ontem tivemos mais um belo espetáculo dourado/prateado embelezando a noite que fez recordar canções com:

 - “Au Clair de la Lune, mon amie Pierrot. Porte-moi ta plume pour écrire um mot./  – Je ne port pas  ma plume, pour écrire un mot..../ – la chandelle est mort, mon amie Pierrot. Porte-moi ta plume pour écrie un mot.”

Ou a alegria da jovem guarda cantando: ‘- Tomo banho de Lua. Fico branca como a neve. Censurar ninguém se atreve... banho de Lua... ‘

Ou ainda no ritmo de romântica dança de salão: -  ‘Luna que se quiebra sobre las tinieblas de mi soledad...’

O ECÍLPSE DA SUPER LUA > (27-09-2015 / 22 horas) Ela surgiu brilhante, linda. Pouco depois, nuvens encarneiradas seguidas de nuvens escuras ‘eclipsaram’ a lua, que, uma hora depois ressurgiu numa explosão de brilho intenso, para, na sequencia, iniciar o sombreamento produzido pela passagem da Terra entre a Lua e o Sol. Com óculo especial consegui eliminar os reflexos intensos do luar e ver nitidamente o astro colorido de vermelho e a sombra avançando sobre o contorno inferior.  Mais tarde, nuvens escuras seguidas de chuva interromperam o espetáculo.

E o eclipse lunar aconteceu, envolto em magia e mistérios já não tão assustadores. No passado, os eclipses do Sol ou da Lua despertavam temor; eram tidos como prenúncio de desastres, guerras.

Lua vermelha. Lua branca. Lua prateada. Lua com cara de queijo. Lua de São Jorge lutando com o dragão. Lua Nova, Cheia, Minguante, Crescente... – passa, passa, corre-corre, rola-rola no céu invertido – espelho do mundo a nos fascinar.

 

O Que Sabemos sobre a LUA? > Lua – Satélite ou sistema binário Terra/Lua?- qual sua origem?  – quais a influencias da Lua sobre a vida em nosso planeta? – o homem esteve mesmo lá?

Pela proximidade (386.000 km), com uma massa um oitavo (1/8) da massa da Terra, um diâmetro de 3.200 km, temperaturas oscilando entre - 150º. C à noite e 130º. C durante o dia na Lua cheia, inúmeras crateras e montanhas que projetam sombras, sempre despertou a curiosidade.

As teorias são muitas e estamos apenas no começo de estudos científicos.

Comprovado mesmo é sua influência nas marés provocado uma verdadeira trovoada nas noites cálidas dos litorais ao avançar terra adentro, cuja força de atração é redobrada em noite de lua cheia. Uma curiosidade é que estudos indicam que o atrito das marés abrandou a rotação da Terra. Linhas de crescimento diário nos corais fossilizados do Devoniano há 400 milhões de anos mostram que, num ano que durava quase o mesmo tempo que hoje, havia mais de 400 dias...

A semeadura e a poda de plantas levam em conta as influencias da Lua que, a cada sete dias, muda de quarto: lua cheia, lua minguante, lua nova, lua crescente...

Muitos povos, como os nativos da América adotavam o calendário contando as Luas (28 dias), que não coincide com o calendário solar.

Há muitas estórias sobre suas influências nos seres vivos: - a psiquê humana sofreria alterações em pessoas mais sensíveis. Pessoas com problemas psicológicos se tornariam mais agressivas. ‘Levantou de lua virada’... ou ‘está de lua’ – são expressões nesse sentido.

Toda e qualquer profecia ou previsão sobre os destinos do planeta e das pessoas é mera especulação sobre informações científicas. Até os deuses já alertaram que sobre acontecimentos planetários eles não têm controle...

A Lua com seus mistérios continua a espiar o planeta Terra a se  digladiar.


– “Papai Noel existe!” – teria dito o primeiro homem a pisar na Lua no dia 20 de Julho de 1969 – Neil Armostrong – que, juntamente com Edwin Aldrin chegaram ao satélite a bordo da Apollo 11 e passaram 13 horas em solo lunar. Seria uma referencia de que outros seres não terráqueos estavam lá (!)