sábado, 19 de setembro de 2015

AS FORÇAS INTERNAS DA TERRA > VULCANISMO E TERREMOTOS


Vivemos na superfície ou crosta terrestre (sial) também chamada de litosfera (terras) e hidrosfera (oceanos), de pequena espessura  formada por nove placas tectônicas principais e mais 16 pequenas.
Os movimentos constantes destas placas sobre o sima provocam a erupção de vulcões nas suas bordas, desencadeiam sismos de várias intensidades, constroem cordilheiras, renovam constantemente a crosta terrestre.
Entre essas forças internas as que provocam mais estragos são os vulcões e os terremotos.
O Vulcanismo é resultante da formação de bolsões de magma a certa profundidade. Como a crosta terrestre apresenta fendas e fraturas, o magma flui para a superfície empurrado pela pressão realizada pelas altas temperaturas e dos gases acumulados.
Os derrames podem ser de lavas com altas temperaturas (1200º C) e massas gasosas, além de blocos rochosos, seixos e cinzas. Dependendo da região em que ocorrem apresentam características próprias. Ex.- vulcões do tipo havaiano a lava é basáltica, muito fluida, escorrendo a grande distância e criando um novo relevo a cada erupção; como a placa se desloca lentamente sobre um "ponto quente" formam-se as ilhas vulcânicas (Havaí).
Supõe-se que os bolsões de magma formam-se no interior da Terra devido ao aquecimento pela intensa radiatividade. Atualmente elas se concentram ao longo das bordas de grandes dobramentos (ex. cordilheira dos Andes) e no fundo do oceano Pacífico (circulo do Fogo).
Os Terremotos são movimentos bruscos da crosta terrestre, verdadeiras sacudidelas. Eles ocorrem em determinadas regiões próximas às áreas de vulcanismo ou onde ocorrem compensações isostáticas. Supõe-se que as forças do interior da Terra distorcem as rochas, que atingindo certo limite de resistência, fraturam e criam um novo equilíbrio. Nesse momento de acomodação é que teríamos o terremoto.
Hipóteses:
a) a deriva dos blocos superficiais é que empurram as placas que deslizam sobre o sima.
b) está ocorrendo um resfriamento do interior da Terra provocando uma contração pelo enrugamento da crosta formando fossas submarinas alongadas no fundo dos oceanos, ao lado de regiões de dobramento e cadeias montanhosas.
c) outra teoria fala nas correntes de convecção do sima devido às diferenças de temperatura no interior da Terra;
d) reequilíbrio isostático - a elevação vertical de um bloco da crosta terrestre e o consequente afundamento de outra região. Ex. os Oceanos recebem grande quantidade de sedimentos aumentando sua massa, os continentes se elevam e os fundos dos oceanos se abaixam.
Segundo a isostasia, os blocos de sial flutuam no sima formando os continentes. Os movimentos lentos ou bruscos acabam por se refletir na superfície terrestre. Dependendo da intensidade provocam grandes destruições quando atingem áreas povoadas e tsunamis quando o sismo acontece no oceano.
Todos os dias ocorrem pequenos abalos percebidos pelos sismógrafos. Os sismos de maior intensidade ocorrem na orla do oceano Pacífico, na costa asiática, com prolongamento pelo mar Mediterrâneo para leste, via Ásia até o Pacífico.


Nota > texto fez parte do Shvoong.com (12301 visitas; 99 avaliações) > 21 de Janeiro – 2010.