terça-feira, 29 de setembro de 2015

O CAUDILHISMO – HISTÓRIA DA AMÉRICA


CAUDILHISMO - forma de ditadura que predominou na América Latina.
Caudilho = chefe militar ou civil; espécie de “mandachuva”; chefe.
Caudilhamento =comando exercido por um caudilho.
A reação americana à dominação espanhola na América Latina levou a lutas pela independência das colônias. Após esse movimento de independência somente o México não adotou o sistema de governo republicano; o México por pequeno espaço de tempo constitui-se no Império de Agostinho I. 
Em 1819 foi constituída a República da Colômbia que após a morte de Simon Bolívar que comandara as lutas de independência, foi dividida em três repúblicas. Na metade do século XVIII havia sido criado o Vice-reino de Nova Granada até então dependente do Peru. Estavam sob sua jurisdição os territórios das atuais repúblicas da Venezuela, da Colômbia (ou Confederação Granadina, Estados Unidos da Colômbia e finalmente Colômbia) e do Equador.
Várias causas contribuíram para que nessas novas repúblicas ocorressem guerras civis, dando início ao domínio de chefes ditadores, ou os “caudilhos”. De revolução em revolução foram se sucedendo presidentes: Santander, Márquez, López, Mariano Ospina, Nuñez, na Colômbia até início do século XIX. Na Venezuela se sucederam José Antonio Páez, José Vargas, Carlos Soublette, José Tadeo Monaga e seu irmão Gregório Monaga, volta de Páez como ditador, seguido de Antonio Guzman Blanco (três períodos). No Equador tivemos João José Flores, Vicente Rocafuerte ( mestiço), Garcia Moreno, Dr. Borrero, etc.
Muitos desses políticos conquistavam o poder em nome da “liberdade” e o conservavam por meio da ditadura; faziam de tudo para permanecer no poder. Nas palavras de Oliveira Lima “o que avulta de mais importante na psicologia dos caudilhos é que sendo invariavelmente constitucionais na oposição, ficam déspotas logo que galgam o poder”.
Venezuela, Bolívia, Cuba, Equador, etc., trilham pelos tortuosos caminhos ditatorias (caudilhistas) no vale tudo de mudanças das leis conforme o interesse de quem se instala no poder.
Comentário: - A História se repete? – Se repete ao vivo e a cores pela América Latina, inclusive no Brasil, onde os mandatários no poder, sob a capa de uma falsa democracia e estado de direito, estão usando o governo para se apropriar do Estado e das riquezas da Nação em benefício próprio.

Nota: O texto foi baseado no livro didático ( 2º. ano ginasial ) do prof. Alcindo Muniz – História da América – 1951 -  fez parte do Shvoong.com em 08/2009 (visitas 5520; avaliações 16).