sexta-feira, 31 de julho de 2015

“DO-IN” - TÉCNICA ORIENTAL DE AUTO - MASSAGEM


Se não temos saúde, o mais se torna doentio e passível de deterioração ao nosso redor, propagando-se ao ambiente e a outras pessoas. Muitas são as formas de tratamento, e, o homem, através dos tempos, tem desenvolvido técnicas e métodos de tratamento na base da experimentação, como vimos no texto publicado ontem (30/07) neste blog, contando uma pequena história de como evoluiu o conhecimento sobre saúde e tratamentos adotados pela medicina oficial. Mas existem outras técnicas eficazes. Entre elas, as massagens e em particular a auto-massagem.
‘DO-IN – a Técnica Oriental de Auto-Massagem’ é o que consideramos com o tratamento/medicamento na ponta dos dedos, pois o DO-IN é uma técnica oriental de auto-massagem cuja prática dispensa conhecimento prévio ou uso de instrumentos.  A técnica consta de exercícios simples que podem prevenir e curar desde problemas cardíacos, circulatórios, renais, gástricos, pulmonares, hepáticos, etc., até aliviar tensões e promover o relaxamento, com apenas alguns minutos diários de prática, utilizando apenas as mãos e em particular as pontas dos dedos.
 A filosofia do tratamento Do-in se baseia em que a boa saúde de uma pessoa está na perfeita captação de energia "Ki" de forma equilibrada (Yin-Yang). A energia ‘Ki’ da medicina oriental é o mesmo que o "Prana" dos yoguis, a energia Ódica de Reinchenbach, a energia radiante dos americanos, etc.
As enfermidades ocorrem quando há um desequilíbrio dessas energias (positiva - negativa), o que permite a entrada de vírus e outros agentes externos no organismo. Basta uma simples massagem nos pontos de captação, armazenamento e distribuição energética para se obter os resultados desejados.
O tratamento consta de uma série de fricções, leves "pancadas" e suaves massagens em pontos que existem na pele e que são de amplo conhecimento milenar especialmente na medicina oriental.
 Esses pontos estão ligados entre si pelos "meridianos" que por sua vez estão ligados a todos os órgãos. O estímulo em um determinado ponto de um meridiano, por exemplo, o do coração (C9 - na ponta do dedo mínimo esquerdo), leva automaticamente a massagem e seu efeito curativo ao referido órgão.
O diagnóstico é fácil, uma vez que os pontos dos meridianos dos órgãos afetados com algum problema tornam-se doloridos pelo congestionamento das energias. Uma vez tratado com a massagem Do-in o órgão afetado normaliza sua atividade e a energia passa a circular livremente.
Todas as partes do corpo são abrangidas por 59 meridianos que conduzem constantemente o fluxo da energia "ki" pelo corpo. Apenas 14 deles são considerados importantes e se reproduzem nos dois lados do corpo e estão associados aos 12 órgãos vitais (Pulmão, Intestino Grosso, Estômago, Baço-Pâncreas, Coração, Intestino Delgado, Bexiga, Rins, Circulação-sexo, Triplo aquecedor, Vesícula Biliar, Fígado); e há mais dois: - o vaso da concepção e o sistema nervoso. Os outros 45 meridianos são ramificações destes principais, contribuindo para a amplificação e ação curativa.
As mãos e braços, os pés e as pernas, e o rosto concentram os principais pontos para a auto-massagem.
Antes de iniciar a auto-massagem deve-se fazer uma fricção de uma mão com a outra para fazer circular o sangue e atrair a energia "ki" para a ponta dos dedos. É através do uso da energia concentrada nas pontas dos dedos, que as massagens e as fricções aplicadas nos pontos corretos vão produzir os efeitos desejados.

O livro em que nos baseamos para este texto é de autoria de J. de Langre com tradução de J. L. de Campos Cançado e apresenta diversas ilustrações e gráficos com a localização dos meridianos e os pontos de massagem, bem como uma relação dos pontos para primeiros socorros, com explicações de como agir - se para tonificar, ou sedar, com sessões de 5 minutos. São informações que podem em certos casos salvar vidas: afogamento, ataque cardíaco ou cerebral, convulsões, etc. As massagens nos pontos corretos produzem efeitos imediatos. Os resultados serão melhores se as pessoas aliarem hábitos saudáveis de vida.