terça-feira, 14 de julho de 2015

É JULHO > PREPARA-SE UM NOVO DESTINO, UMA NOVA PROCLAMAÇÃO DA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL ? - O PAPA FRANCISCO E SUA LIÇÃO > NÃO RESISTIR AO MALIGNO


Mês de Julho > Algumas datas históricas em destaque:
 04/07 (1776) > as 13 colônias inglesas na América do Norte  adotaram a Declaração da Independência da Grã-Bretanha  constituindo os Estados Unidos da América.
09/07 (1932) > teve início a Revolução Constitucionalista  em São Paulo em defesa de uma Constituinte para a volta da Democracia ao país. Foi uma reação à Revolução de 1930.
13/07 (1893) > ocorreu a Revolta da Armada – movimento militar contra o presidente Floriano Peixoto.
14/07 (1789) > teve inicio a Revolução Francesa > fim do poder absoluto.
23/07 (1840) > é decretada a Maioridade de D. Pedro II (14 anos) apoiada pelo povo. Deu-se inicio ao 2º. Reinado no Brasil.

Por coincidência o Estatuto da Criança e do Adolescente completou neste mês 25 (vinte e cinco anos!), sendo que, em metade desse tempo tivemos um governo que deixou em ‘ponto morto’ a sua aplicação, especialmente no que diz respeito à educação. Resultado, os problemas só aumentaram e hoje se discute a redução da maioridade penal como forma de inibir o avanço da violência envolvendo menores de idade.

Estamos num hiato entre a afluência das pessoas em que é preciso estar atento aos detalhes, observar as pessoas, analisar os acontecimentos e suas consequências, e, as Contendas após o afastamento dos perigos.
Somos um país continente e ainda não houve um governo que levasse a sério o Estado Brasileiro Independente como deveria ser. Estamos atravessando a maior crise social, política e econômica de nossa História.  
ALGO NOVO DEVERÁ ACONTECER no país, pois...

A abertura política realizada em 1986/7 > TEMOS os dois lados da moeda 1-Frente: -  anistia geral irrestrita> perdão, esquecimento, inicio de um novo tempo; 2-Verso: -  os ‘revolucionários’  anistiados continuam com o discurso  da mediocridade e do confronto ‘irrestrito’...

-“GOLPE”! – Gritam os ‘donos do poder’ percebendo que mais dia menos dia a justiça terá que fazer valer a LEI que deve ser igual para todos. Os argumentos desesperados dos que sentem que vão perder as regalias ‘conquistadas nas urnas’ a peso de ouro, não encobrem os escândalos e a corrupção em que mergulharam o país.

E em nosso belo país tropical, apesar de tudo, temos lindas manhãs ensolaradas. Pássaros a gorjear. Flores perfumando jardins. Brisas suaves no entardecer com o horizonte rubro da despedida do Sol. O azul anil dos céus se iluminando com o despontar das estrelas piscando marotas lá no alto... E só os tolos, pobres de espírito não vêem, não sentem, não usufruem, não sabem viver nem consigo mesmos.

O PAPA FRANCISCO  ao sobrevoar o Brasil neste domingo (12/07/2015), de volta ao Vaticano, enviou uma mensagem  desejando um ‘futuro tranquilo e feliz’ ao país. Que os anjos digam Amém!
Ele – o Papa Francisco – deixou também outra mensagem > ‘Não resistir ao Maligno’.  
-‘Isto não está certo’ – disse o Papa ao receber das mãos do presidente da Bolívia uma cruz feita com os símbolos do comunismo ateu (foice e martelo).
Quando não dá para recusar um presente inoportuno como esse, manda o bom senso ‘não se opor ao maligno’, mas após recebê-lo dar-lhe um destino adequado. No caso, o Papa deixou-o na Diocese de La Paz. 

O ‘não se opor ao maligno’ corresponde em adotar uma atitude que anule a ação contrária. A política da não violência é uma atitude de benevolência para com o ofensor e evita a reação em cadeia do aumento da violência onde se somam os negativos piorando cada vez mais o mundo. Quanto maior o numero de atitudes positivas, maior é o enriquecimento da justiça cósmica.
Muitos, inclusive eu, ficamos chocados com o ocorrido, mas dizem que Deus escreve certo por linhas tortas.

-“As ideologias não incluem o povo, pensam pelo povo, não deixam que o povo pense’(papa Francisco – viagem á América do Sul).