terça-feira, 28 de julho de 2015

FÁBULAS DE LA FONTAINE PARA NOSSO TEMPO

"Fábulas de La Fontaine para nosso Tempo" de Mário Sanchez é uma coletânea de 74 fábulas mais Epílogo (em e-book), que foram selecionadas entre as muitas escritas por La Fontaine.
O que é uma Fábula?  - Literatura infantil ou desejo de passar para as crianças uma filosofia de vida superior, através de pequenas estórias de caráter educativo e que o adulto não se sente seguro para assumir. A ficção em que o animal fala para representar os problemas humanos aproveitando as características de certos animais semelhantes a comportamentos do homem para apresentar uma lição ou um aprendizado faz deste gênero o tipo de literatura para todas as idades em todos os tempos.

O Fabulário é o mais antigo arquivo de conhecimento de moral e ética que chegou até nós. Sua antiguidade muitas vezes é impossível de determinar; perde-se nos tempos passados. Provavelmente surgiu na antiga Suméria e foram divulgados por Fedro, Esopo e La Fontaine a seu tempo.

O objetivo deste trabalho é dar uma nova roupagem aos ensinamentos nelas contidos, pois cada época tem seu estilo mudando através dos tempos. O que não muda é o fundo moral que continua válido, o mesmo, pois o ser humano continua o mesmo em sua essência.

Neste livro (e-book) encontramos até três versões para o mesmo texto, com aplicação oportuna para o momento atual da humanidade, conforme a interpretação apresentada. Os textos se sucedem, ora fazendo humor, ora espicaçando os fanfarrões, ou lembrando a realidade que cada um vivencia numa espécie de "cópia" do script onde quem fala, age e ensina, são simples animais. Às vezes torna-se fácil identificar ou associar aos personagens reais... O medo, a soberba, a ingenuidade, a força bruta, o desrespeito aos direitos, a vaidade, a prudência, a ironia, a preguiça, o egoísmo, a avareza, a ignorância, a visão distorcida e falsos julgamentos, a esperteza, etc... -  são manifestados pelos personagens principais - no caso animais: - cordeiros, lobos, leões, gatos, ratos, asnos, cegonhas, galos, pintainhos, camelos, andorinhas, macacos, coelhos, cabras, tartarugas, formigas, cigarras, etc., a exemplo do que ocorre no dia a dia de cada um de nós.
Também há os personagens da Natureza como o junco e o carvalho, bem como personagens humanos - pai, filhos, menino, velho...

A última fábula apresentada na coletânea é "O Dragão e o Tigre" onde estabelece um paralelo entre a estória sumeriana do mundo contada pelo deus Shamash, e o mundo atual. Segundo a estória haveria o Dragão Voador, amigo dos homens, e os Tigres do Chão que por vezes são amigos dos homens. A fábula conta como o Tigre enfrentou o Dragão, que, como tinha asas, voou e ficou no ar. De lá o Dragão fez chover granizo e tempestades para destruir o Tigre do chão. Explica as espécies de Dragões voadores e de Tigres do passado e os atuais. A luta entre os dois, segundo as tradições sumerianas, explicariam as mudanças climáticas, os dilúvios, os terremotos, as inundações, etc. Isso tanto no passado, como o que pode ocorrer na atualidade.
Fica a interrogação: - estaremos presenciando o enfrentamento de uma luta milenar entre o Dragão voador e o Tigre do Chão? Tudo é possível.

Fábulas! - contos infantis para todas as idades, seguem o esquema do livro Chinês das Mutações, onde depois do fim, os ciclos recomeçam, pois a última mutação cria condições para um recomeço após a conclusão.

 Fábulas para nosso Tempo é um convite para a leitura em busca do Reino Fabuloso do Conhecimento, tudo através de uma Agradável Aventura. Estamos aqui para aprender. Cada um pode escolher seu caminho. Ser a "formiga" ou a "cigarra"; a andorinha ou a aranha que faz sua teia no caminho dos desastres naturais. A informação existe para todos.
Nota: este texto foi publicado no Shvoong.com em 2008 – (visitas >5990; avaliações 44)