segunda-feira, 6 de julho de 2015

APROVAÇÃO DA REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL NO BRASIL – O DEBATE CONTINUA. - COMO SERÁ A EFETIVA RECUPERAÇÃO DOS INFRATORES?


No CONGRESSO – o destaque foi a APROVAÇÃO da redução da maioridade penal de 18 para 16 anos por 323 a 155 votos. Ainda vai ter muita discussão sobre o tema nas novas votações da Câmara e do Senado. Nesta votação houve um pouco de bom senso; os radicalismos que só existem para marcar posição, não para resolver os problemas cruciais da Nação prometem rebater a votação alegando que maioridade penal é cláusula pétrea – não é!. A grande maioria da população (87%) quer a redução da maioridade penal. No mundo atual com tanta informação disponível ninguém pode alegar ignorância sobre o que é correto ou não. E os jovens aprendem rápido quando lhes interessa.

Estou de pleno acordo que menores de 18 anos que cometem crimes sejam responsabilizados e punidos de acordo com a gravidade de cada caso, dentro da lei.
A dúvida é sobre quais as medidas práticas e objetivas serão adotadas para redirecionar o comportamento dos jovens que cometem crimes, a fim de que assimilem o conceito de liberdade com responsabilidade.

Preservar os direitos dos cidadãos implica em reconhecer os deveres de cada um no contexto social não importa sua idade. E o exemplo deve vir de cima.
As Punições existem para preservar os direitos dos cidadãos perante os que abusam dos seus supostos direitos de transgredir as normas de convivência e respeito aos demais. Fala-se em medidas ‘sócio-educativas’ para recuperar jovens delinquentes reincidentes.  Há formas e formas de reeducar um jovem; elas vão desde a  ‘doutrinação’ religiosa, trabalho produtivo em colônias agrícolas, práticas esportivas, recreativas, culturais, ressocialização familiar com apadrinhamentos, etc., porém o Estado não tem uma estrutura adequada para  tal prática.

Não bastam discursos pomposos.
Alguns exemplos de redirecionar jovens para uma nova vida que nos chamaram a atenção > 1- na China: - apadrinhamento > jovens eram  adotados por uma família, cujo ‘pai’ tinha folga do seu trabalho um dia na semana para acompanhar o progresso do seu pupilo infrator que deveria estudar e/ou trabalhar, até atingir a maioridade e tornar-se independente. 2- Na França > jovens infratores condenados eram levados para passar um mês num acampamento isolado no deserto do Saara – consta que a experiência do isolamento num lugar ermo e distante mudava radicalmente o comportamento dos jovens, para melhor. 3- uma sugestiva visita  de um dia  às instalações de uma cadeia é uma prática adotada num país oriental (não me recordo qual) onde eles são lembrados que se cometerem infrações ou delitos graves é ali que irão viver por algum tempo.

No Brasil, os jovens delinquentes presos são liberados rapidamente voltando às ruas e cometem novos e mais graves crimes cientes de sua impunidade, pois são ‘dimenor’... Lembro de uma Psicóloga que trabalhava numa  unidade de menores infratores;  ela dizia:  ‘escureceu, o melhor é tentar dormir e não escutar o que se passa entre os menores... No dia seguinte sempre tem alguém com cara de ter sido agredido e, se questionado, ele diz que caiu – vigora a lei do silencio. ’

Estamos longe da civilidade propagada pelos meios de comunicação moderna. As modernidades observadas não são sinônimo de sabedoria. Ser livre implica em considerar os direitos alheios. Falta a alguns representantes do gênero humano  aquele élan de civilidade. Juntemos a isso a globalização da incompetência pelo afago aos vaidosos que foram elevados a cargos públicos, para os quais não tem competência e o resultado é o caos em todos os setores, inclusive a displicência em relação à correção de rumos no trato em relação aos jovens infratores.

Não custa repetir:
DEVERES DO HOMEM > Todo ser humano possui deveres e direitos dentro de uma sociedade na qual viva. Os deveres e direitos dizem respeito à própria pessoa como ser humano. Eles são: Deveres Morais; Deveres para com o próprio corpo; os deveres para com o espírito, e os deveres para com nossos semelhantes.
DIREITOS DO HOMEM >A finalidade de toda sociedade política é a conservação dos direitos naturais do homem. Esses direitos são: liberdade, propriedade, segurança, resistência à opressão, etc.  

A doutrina social da Igreja elaborou uma relação dos “Direitos Fundamentais do Homem”, e a Assembléia Geral das Nações Unidas, elaborou a Declaração dos Direitos do Homem.