sexta-feira, 10 de julho de 2015

DIMENSÃO ÉTICA DO HOMEM - A RELIGIÃO COMO BASE DA MORAL E O RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE RELIGIÃO.


Vivemos um momento de caos e desordem onde os valores éticos e morais perderam seu sentido. O abuso da inversão de valores é grave, pois contamina a sociedade transformando-a  em um organismo doente. Restabelecer a saúde exige  um esforço conjunto de todos os setores da sociedade.

O Homem nasceu para viver em sociedade e depende da solidariedade social. É através de um comportamento ético que respeite as normas, as atitudes virtuosas, as manifestações de consciência, etc.  que serão resgatados os valores ora deteriorados.

Ética  > é a ciência relativa aos costumes. É a ciência da moral. A Ética ou Filosofia Moral tem por objetivo o exame filosófico e a explicação dos chamados fatos morais (normas, as atitudes virtuosas, as manifestações da consciência, etc.) no âmbito religioso, profissional, social e individual:

A Ética Teológica explica e fundamenta as normas morais partindo da revelação sobrenatural.

A Ética Profissional corresponde às normas que devem ser obedecidas reciprocamente por profissionais que exercem uma mesma atividade.

A Ética Social corresponde às normas de conduta do indivíduo perante a sociedade; isto porque o homem pertence à sociedade.

Ética Individual é a ciência relativa às normas de ação do indivíduo, como tal, em relação a Deus, a si mesmo e ao próximo.

A IMPORTÂNCIA DA FORMAÇÃO RELIGIOSA COMO BASE DA MORAL  - E O RESPEITO A TODAS AS FORMAS DE RELIGIÃO.

A formação religiosa é feita pela família, pelas diferentes Igrejas e pela sociedade em que cada um vive. A Religião tem sido a determinadora da conduta do homem funcionando como um freio aos excessos. É a Religião, que através da evolução dos mitos estabeleceu um código para a conduta humana, determinando o que é certo e o que é errado. Ela procura preparar o homem para uma vida correta através da sua purificação espiritual.

Cada religião interpreta a seu modo a forma de se chegar à perfeição para alcançar uma vida superior no além.

A Religiosidade do homem se manifesta na sua crença em uma divindade. É a tendência natural que o ser humano tem para a adoração daquilo que julga divino e, portanto, superior a ele.

As Religiões sempre procuraram restabelecer os princípios básicos da conduta moral humana, além de apresentar normas de conduta para com uma divindade criadora. O Budismo, o Maometismo, o Confucionismo, por ex., são conjuntos de princípios filosóficos e morais. O Maometismo surgiu numa época em que reinava a completa anarquia moral.

Nós devemos respeitar todas as formas de religião, pois elas são uma forma de identificar o ser humano com o seu Criador: Deus.
O Estado é laico. A Nação (povo) não. Cada cidadão tem o direito de professar uma fé, praticar rituais, expressar sua devoção sem que isso seja motivo de criticas, provocações, desrespeito e agressões de qualquer espécie por parte de quem não comungue das mesmas formas de pensamento e  de expressão cultural.

*      O que ocorreu na Bolívia durante a visita do Papa Francisco (09/07/2015) teve uma conotação de desrespeito à crença cristã e ao significado do símbolo (a Cruz) e uma provocação de comprometimento do pontífice quando o presidente do país o presenteou com um crucifixo feito com a foice e o martelo. A cruz é o símbolo da libertação espiritual do cristianismo, enquanto que a foice e o martelo são símbolos do comunismo materialista ateu. O Papa recebeu o presente... – diz o ditado que de boas intenções o inferno está cheio

As religiões se dividem em monoteístas e politeístas.
As monoteístas são aquelas que admitem apenas um Deus. As principais religiões monoteístas são: - O Cristianismo que se divide em: Catolicismo Romano; Protestantismo; Grega Cismática. - O Maometismo ou Islamismo. - O Mosaísmo ou Judaísmo. Atualmente há um grande número de igrejas evangélicas.

As politeístas são aquelas que admitem mais de uma divindade. As principais religiões politeístas são: Hinduísmo ou Bramanismo: o Budismo; o Confucionismo; e o Xintoísmo.

Significado da Oração:
*      - Oração é uma prece, reza súplica a Deus.

*      Orar a Deus é pensar nele, é aproximar-se dele, é por-se em comunicação com Ele. Através da Oração podemos louvar, pedir e agradecer.