terça-feira, 22 de julho de 2014

PERFIL DO ALUNO EM SALA DE AULA – DO AGRUPAMENTO DOS DIFERENTES TIPOS HAVERÁ CLASSES COM MELHOR DESEMPENHO QUE OUTRAS. A NECESSIDADE DE UMA FORMAÇÃO ADEQUADA DE PROFESSORES.

Uma classe, ou seja, um conjunto de alunos reunidos em uma série difere em seu conjunto de outro conjunto de alunos de outra classe de mesma série. O desempenho das classes, portanto não será idêntico. Assim, cabe ao professor  adequar conteúdos para atender essas diferenças.
Pelo comportamento podemos avaliar que tipo de aluno predomina em uma sala de aula.

De nossas observações agrupamos os seguintes tipos:  1 – O ‘Caxias’; 2- Aluno Nota 10; 3- Bom Aluno; 4- Aluno médio; 5- Aluno regular; 6- Aluno fraco; 7 – Gênio!

1-      O Aluno ‘Caxias’ – não é necessariamente o melhor aluno da classe. Ele se caracteriza por assiduidade, dedicação e participação em todas as atividades. Normalmente é um aluno que  tem comportamento respeitoso, educado e prestativo.
2-      Aluno Nota 10 – é aquele que tem facilidade de aprendizagem e obtém as melhores notas, mas modestamente acredita que tem muito mais para aprender. Costuma ser retraído e até tímido na sala de aula, porém expansivo entre a turma fora da sala. Um pouco egoísta com suas coisas e considera o estudo uma atividade normal, rotineira.
3-      O Bom Aluno  - assíduo, acompanha com atenção a aula e costuma fazer perguntas , tornando-se motivo de brincadeiras dos colegas. Ás vezes pode parecer relaxado e distraído, mas mesmo quando parece não estar prestando atenção à aula ele não perde nada do que o professor diz. Em geral obtém notas boas nas avaliações.
4-      Aluno Médio  - costuma faltar às aulas. Muitas vezes está na sala de corpo presente, porém muito longe em pensamentos. Na verdade está ali por obrigação, não por satisfação. Gostaria de estar ocupado com outros assuntos mais atrativos para si. Cumpre as rotinas escolares para passar de ano, quando não abandona a escola. Tanto pode obter uma  boa avaliação ou não.
5-      Aluno Regular – apático, ou tagarela é o aluno que  tem dificuldades em acompanhar as atividades escolares por absoluta falta de agilidade mental. Sempre está atrasado nas anotações precisando recorrer a colegas da classe. Isso influi negativamente em seu desempenho escolar. Forte candidato a abandonar a escola.
6-      Aluno Fraco – à semelhança do aluno regular tem dificuldade em acompanhar o ritmo da classe; quando questionado costuma dizer que o assunto ‘não cabe na cabeça’... ; dependendo do momento pode ser  ríspido como forma de autodefesa.
7-      O ‘Gênio’ – esse está a anos luz da classe. Até o/a professor/a podem ter dificuldade em lidar com ele.  A facilidade de aprender  o leva além do conteúdo da aula e, mesmo antes do professor falar, ele já leu sobre o assunto e ‘sabe’ mais do que é apresentado na aula, o que o deixa um tanto frustrado. Esse aluno requer uma atenção especial que o oriente a moderar as leituras por conta própria e evitar um esgotamento nervoso.
Uma classe que apresentar maior numero de alunos dos 4 primeiros grupos será de fácil manejo. Quando há um predomínio de alunos médios,  regulares e  fracos o professor é obrigado a diminuir o ritmo da aula e a avaliação deixará  a desejar em relação às classes com maior numero dos outros  alunos mais comprometidos com o aprendizado  e a frequência escolar.
Cada  aluno tem  características de personalidade própria, e até irmãos gêmeos idênticos são completamente diferentes quando se t rata de estudo e aproveitamento escolar.
O Aluno Problema – aquele que compra briga por dá cá aquela palha, em geral  tem problemas em família ( pais separados, ciúmes em relação a irmãos, falta de atenção por parte dos pais - abandono), desvio de personalidade, complexos  de inferioridade por ser de uma família pobre, por ex., devido a problemas de saúde,  uso de drogas, etc. – precisa de um acompanhamento que nem sempre a escola oferece.

É com essa multiplicidade de comportamentos que um professor trabalha no dia a dia em sala de aula. Precisa de preparo e prática além de vocação para tão nobre tarefa.

Nota –  no dia 15/07  noticiamos : -  “Portugal vai abrir escola pública em São Paulo” – será em 2015 e irá atender crianças da pré-escola que continuarão na mesma escola até o ensino médio. O currículo será elaborado por equipes técnicas dos dois países, porém o objetivo é trazer experiências que deram certo em Portugal. Vai repetir as experiências feitas em Macau, Timor Leste, Angola e Moçambique; cada escola comporta 1.500 alunos e tem um centro de formação de professores que atendem à rede de ensino.  

Observação – O grifo é nosso  para lembrar que no Brasil funcionou a Escola Normal / Magistério que formava professores para lecionar para crianças do 1º. ao 4º. ano primário; o curso de três anos oferecia aos candidatos ao magistério  um treinamento prático especifico em classes que funcionavam no mesmo colégio  - era o curso anexo . Além das quatro séries  de primeiro ao quarto ano, havia uma classe modelo rural com as quatro séries funcionando na mesma sala  sob a responsabilidade de uma única professora. Meu estágio foi exatamente com uma turma dessas. Uma reforma do ensino extinguiu a antiga escola Normal e criou o curso de Pedagogia que, pelo que eu pude observar, não atende às exigências para uma boa formação dos profissionais da educação.