Uma classe, ou seja, um conjunto de alunos reunidos em uma
série difere em seu conjunto de outro conjunto de alunos de outra classe de
mesma série. O desempenho das classes, portanto não será idêntico. Assim, cabe
ao professor adequar conteúdos para
atender essas diferenças.
Pelo comportamento podemos avaliar que tipo de aluno
predomina em uma sala de aula.
De nossas observações agrupamos os seguintes tipos: 1 – O ‘Caxias’; 2- Aluno Nota 10; 3- Bom
Aluno; 4- Aluno médio; 5- Aluno regular; 6- Aluno fraco; 7 – Gênio!
1-
O Aluno ‘Caxias’ – não é necessariamente
o melhor aluno da classe. Ele se caracteriza por assiduidade, dedicação e
participação em todas as atividades. Normalmente é um aluno que tem comportamento respeitoso, educado e
prestativo.
2-
Aluno Nota 10 – é aquele que tem
facilidade de aprendizagem e obtém as melhores notas, mas modestamente acredita
que tem muito mais para aprender. Costuma ser retraído e até tímido na sala de aula,
porém expansivo entre a turma fora da sala. Um pouco egoísta com suas coisas e
considera o estudo uma atividade normal, rotineira.
3-
O Bom Aluno - assíduo, acompanha com atenção a aula e
costuma fazer perguntas , tornando-se motivo de brincadeiras dos colegas. Ás
vezes pode parecer relaxado e distraído, mas mesmo quando parece não estar
prestando atenção à aula ele não perde nada do que o professor diz. Em geral
obtém notas boas nas avaliações.
4-
Aluno Médio - costuma faltar às aulas. Muitas vezes está na
sala de corpo presente, porém muito longe em pensamentos. Na verdade está ali
por obrigação, não por satisfação. Gostaria de estar ocupado com outros
assuntos mais atrativos para si. Cumpre as rotinas escolares para passar de
ano, quando não abandona a escola. Tanto pode obter uma boa avaliação ou não.
5-
Aluno Regular – apático, ou tagarela é o
aluno que tem dificuldades em acompanhar
as atividades escolares por absoluta falta de agilidade mental. Sempre está
atrasado nas anotações precisando recorrer a colegas da classe. Isso influi
negativamente em seu desempenho escolar. Forte candidato a abandonar a escola.
6-
Aluno Fraco – à semelhança do aluno
regular tem dificuldade em acompanhar o ritmo da classe; quando questionado
costuma dizer que o assunto ‘não cabe na cabeça’... ; dependendo do momento
pode ser ríspido como forma de
autodefesa.
7-
O ‘Gênio’ – esse está a anos luz da
classe. Até o/a professor/a podem ter dificuldade em lidar com ele. A facilidade de aprender o leva além do conteúdo da aula e, mesmo
antes do professor falar, ele já leu sobre o assunto e ‘sabe’ mais do que é
apresentado na aula, o que o deixa um tanto frustrado. Esse aluno requer uma
atenção especial que o oriente a moderar as leituras por conta própria e evitar
um esgotamento nervoso.
Uma classe que apresentar maior numero de alunos dos 4
primeiros grupos será de fácil manejo. Quando há um predomínio de alunos
médios, regulares e fracos o professor é obrigado a diminuir o ritmo
da aula e a avaliação deixará a desejar
em relação às classes com maior numero dos outros alunos mais comprometidos com o
aprendizado e a frequência escolar.
Cada aluno tem características de personalidade própria, e
até irmãos gêmeos idênticos são completamente diferentes quando se t rata de
estudo e aproveitamento escolar.
O Aluno Problema – aquele que compra briga por dá cá
aquela palha, em geral tem problemas em
família ( pais separados, ciúmes em relação a irmãos, falta de atenção por
parte dos pais - abandono), desvio de personalidade, complexos de inferioridade por ser de uma família pobre,
por ex., devido a problemas de saúde,
uso de drogas, etc. – precisa de um acompanhamento que nem sempre a
escola oferece.
É com essa multiplicidade de comportamentos que um professor
trabalha no dia a dia em sala de aula. Precisa de preparo e prática além de
vocação para tão nobre tarefa.
Nota – no dia 15/07 noticiamos : - “Portugal vai abrir escola pública em São
Paulo” – será em 2015 e irá atender crianças da pré-escola que continuarão
na mesma escola até o ensino médio. O currículo será elaborado por equipes
técnicas dos dois países, porém o objetivo é trazer experiências que deram
certo em Portugal. Vai repetir as experiências feitas em Macau, Timor Leste,
Angola e Moçambique; cada escola comporta 1.500 alunos e tem um centro de
formação de professores que atendem à rede de ensino.
Observação – O grifo é nosso para lembrar que no Brasil
funcionou a Escola Normal / Magistério que formava professores para lecionar
para crianças do 1º. ao 4º. ano primário; o curso de três anos oferecia aos
candidatos ao magistério um treinamento prático
especifico em classes que funcionavam no mesmo colégio - era o curso anexo . Além das quatro séries de primeiro ao quarto ano, havia uma classe
modelo rural com as quatro séries funcionando na mesma sala sob a responsabilidade de uma única
professora. Meu estágio foi exatamente com uma turma dessas. Uma reforma do
ensino extinguiu a antiga escola Normal e criou o curso de Pedagogia que, pelo
que eu pude observar, não atende às exigências para uma boa formação dos
profissionais da educação.