quarta-feira, 9 de julho de 2014

OS SÍMBOLOS NA VIDA DAS PESSOAS E DAS NAÇÕES: ALEMANHA 7 X 1 BRASIL – SIGNIFICA ALGO MAIS QUE UM APAGÃO DOS JOGADORES.


O Brasil caiu diante de uma Alemanha forte, organizada, tecnicamente superior. Não é preciso comparar nosso país com a Alemanha que ressurgiu dos escombros para saber quem tem mais capacidade dentro ou fora dos campos. A goleada de 7 x 1 foi um dura lição que o Brasil tem que assimilar sem paixões ou complexos. Fica uma lição, uma mensagem e uma oportunidade de traçar novos rumos dentro e fora dos campos.

Nem sempre se ganha. Jogo é isso aí, um dia também se perde. E, às vezes, de forma ‘catastrófica’ como aconteceu ontem no Mineirão, na frente de milhões de telespectadores pelo mundo inteiro. Esse balde de água fria no entusiasmo da torcida e da nação como um todo, deve servir para acordar do marasmo em que se vive.  O país maravilha da propaganda não é o país da vida real e o povo não deve ser usado como simples marionete aplaudindo o espetáculo que lhe é oferecido. As vaias muitas vezes são mais do que necessária para puxar as orelhas dos cartolas, dos políticos acomodados no poder, aos que querem tudo sem fazer esforço.

Nem os pessimistas esperavam por esse resultado. O que aconteceu foi algo mais que o ‘apagão’ de que foram vitimas nossos jogadores.
O que se assistiu ontem no jogo da Seleção brasileira foi um reflexo do que vai pelo país há anos.

Por coincidência hoje é dia 09 de Julho. Dia em que se comemora  em São Paulo a Revolução Constitucionalista de 1932. A Revolução foi um levante armado contra o governo getulista e em defesa de uma nova Constituição. O levante não foi bem sucedido, porém, dois anos depois o governo central promulgou uma nova Constituição. O movimento teve outros efeitos importantes, como a criação de uma identidade do povo paulista. A sigla MMDC – são as iniciais dos jovens mortos no movimento (23/05) pró São Paulo: Martins, Miragaia, Dráuzio, Camargo – e que teve o Gal. Ataliba Leonel, como uma das figuras de destaque em sua organização.

O Brasil tem que criar uma nova identidade  baseada em princípios que priorizem a formação do homem integral – aquele que não é marionete, mas que se eleva pelo mérito do  trabalho realizado com dedicação e respeito pelo outro.

Hoje é dia da colônia alemã no Brasil comemorar a vitória da disciplina e do resultado de um trabalho metódico de anos. Parabéns aos vencedores.

 Brasil, é hora de crescer e sair da barra da saia das ‘mães’ e dos ‘pais’ que insistem em adotar o povo para continuar se beneficiando do espetáculo...