domingo, 20 de julho de 2014

FAÇA UM TRATADO DE PAZ CONSIGO MESMO. COMO PERMANECER DE ESPÍRITO JOVEM. NÃO SE DEIXE COMER AOS PEDACINHOS.


Seria a inveja uma  das motivações para projetar sobre o outro nossa forma torta de cobiçar o que não temos e desprezamos no outro? – em outras palavras: - Inconscientemente temos desejo e desgosto pelo que é do outro.

A inveja caracteriza uma espécie de perseguição àquele que tem características diferentes ou qualidades que se destacam (beleza, alegria de viver, agilidades, aptidões, capacidades inatas, etc.) O desejo pelo que é do outro leva à infelicidade pelo desgosto de não possuir o que o outro tem e se deseja para si. A mente humana é uma verdadeira caixa preta que pode surpreender com manifestações de sentimentos os mais diversos incluindo agressões físicas, verbais e psicológicas.  

A prática política das esquerdas e os movimentos sociais de caráter reivindicatório (MST, MTST, por exemplo) caracterizam desse tipo de comportamento.
E  muito do que hoje é traduzido como racismo, trás no bojo o estimulo da inveja, que na verdade é a projeção do subconsciente externando um misto de sentimentos por não ser  igual ao outro, não ter o que o outro tem, ou não saber o que o outro sabe fazer melhor que ele.

- Ninguém nasce odiando outra pessoa por causa da cor da pele, origem ou religião dela. As pessoas certamente aprendem a odiar. E, se podem aprender a odiar, podem ser ensinadas a amar já que o amor surge de forma mais natural no coração das pessoas. (...) A educação é a arma mais poderosa que se pode usar para mudar o mundo. (Nelson R. Mandela – 1918 / 2013).

Ø  . > . > . >
O mundo altamente competitivo coloca o cidadão em situações de cobranças por parte de terceiros que ignoram que a todo direito corresponde um dever. Aos poucos vão minando resistências e sugando energias que deveriam estar voltadas para a auto realização através do estudo, do conhecimento, do trabalho, da prática da verdadeira civilidade. É preciso enfrentar e anular essa guerra mental que provoca confrontos e gera comportamentos estressantes.

Não se deixe comer aos pedacinhos. É hora de se liberar de tabus, medos, inseguranças e criar um circulo protetor para ser feliz e permanecer de espírito jovem:  
- Livra-te de todos os números não essenciais. Isso inclui idade, peso, altura. E, ao comemorar mais um aniversário, lembra-te que o que conta na vida é a diferença que fizemos na vida dos outros durante os anos de convivência.
- Conserva só os amigos alegres.
- Continua a aprender. Aprende mais sobre tecnologias modernas, arte, música, jardinagem, algo novo que te dê satisfação. Nunca deixes o cérebro inativo ou ocupado com pensamentos negativos. Faça algo mais do que contabilizar problemas.
- Aprecia as coisas simples.
- Ri-te sempre, sem constrangimentos, pois rir é um bom remédio.
- Lágrimas acontecem. Suporta-as e queixa-te, mas continua sem olhar para trás. A única pessoa que estará com você a vida inteira é você mesma. Demonstre que está VIVO/A enquanto vivo/a estiveres.
- Rodeia-te daquilo que amas, seja família, animais de estimação, musicas, plantas, livros, passa-tempos. Teu lar é o teu refúgio, transforme-o num recanto aprazível.
- Cuida da saúde. Se estiver boa, preserva-a; se estiver instável, melhore-a; se estiver além do que podes fazer, procura ajuda.
- Não faças viagens ao território da culpa. Viaja a mundos novos através do mundo virtual se não puderes ir ao vivo e a cores. Mas nunca estaciones no país onde a culpa está.
- Diz às pessoas que as amas, sempre que puderes, ou pelo menos demonstre que se preocupa por elas.

O melhor tratado de paz é aquele que fazemos conosco permitindo-nos a oportunidade de sempre recomeçar. Se quisermos um mundo melhor, é só começar a realizá-lo em nós! A busca pela felicidade e o desejo de superação das dificuldades exige renuncias, trabalhar sentimentos, perseguir conhecimentos que valorizem o mérito pessoal pelo que se realiza, não importa sua origem e as dificuldades enfrentadas na caminhada. Somos todos estudantes, não importa a idade que tenhamos.