segunda-feira, 27 de agosto de 2012

SUSTENTABILIDADE - MODISMO USADO ATÉ EM CAMPANHA ELEITORAL


A palavra ‘Sustentabilidade’ entrou para o vocabulário como mais um modismo do que é correto, ideal, um bem para todos... Porém, poucos realmente têm noção do seu significado em termos abrangentes de meio ambiente e vida humana. 
Sustentabilidade = que pode se sustentar, prover recursos necessários para se manter, ou seja, conservar sua independência tanto do ponto de vista material como moral mantendo a dignidade e a independência em relação a qualquer ação externa.
Uma cidade sustentável, por exemplo, é possível desde que ela seja dotada de recursos próprios em todos os níveis. Na atualidade há projetos que visam minimizar a dependência das cidades em relação a outros setores como o do fornecimento de energia, alimentos, etc.
Para tal ocorrer, a utopia não poupa projetos. Até os políticos já estão a prometer cidades sustentáveis; tal atitude chega a ser propaganda enganosa... Estão simplesmente embarcando num modismo para ficar bem na fotografia em defesa do meio ambiente. Cuidado!

REFLITA SOBRE:
- “Pensamento – Toda dignidade do homem está no pensamento. O pensamento é, pois, uma coisa admirável e incomparável por natureza.”
- “A Natureza pôs todas as suas verdades cada uma em si mesma; nossa arte encerra-as umas nas outras, mas isto não é natural: cada qual ocupa seu lugar”- (Pascal).
- Submissão: - “É preciso saber duvidar quando necessário; afirmar quando necessário; submeter-se quando necessário. Quem assim não o faz não entende a força da razão.”
- “A Justiça e a Verdade são duas pontas tão sutis que nossos instrumentos se revelam demasiado grosseiros para as tocar exatamente.”