domingo, 19 de agosto de 2012

'METRON' - MEDIDA IDEAL ENTRE A VIRTUDE E O PECADO


“Os homens são herdeiros de seus atos”. (Buda)

Ultrapassar o ‘metron’(grego), a medida ideal, exigia que a Justiça Cósmica se fizesse para restabelecer a ordem. Hoje temos a justiça dos homens, e, apesar dela, reina uma espécie de caos coletivo onde cada um se agarra a valores imaginários. Estaremos à beira de uma conflagração universal como pregam alguns?
Na verdade a humanidade perdeu totalmente a medida ideal de conduta. A prática de excessos de toda ordem, provoca desequilíbrios e desrespeita as regras que normatizam a vida em sociedade, e está se tornando a ‘norma’.
O ‘pecado’ – transgressão de qualquer preceito ou regra de conduta - pode e deve ser corrigido contrapondo-lhe a ‘virtude’ – disposição firme para a prática do bem.
As faltas graves que no passado foram classificadas como ‘pecados’(Orgulho, inveja, luxúria, preguiça, ira, gula, avareza) tem como contraposição as virtudes: humildade, caridade, temperança, diligência, coragem, justiça, prudência.
Segundo os bonzos japoneses, os dez preceitos positivos da moral são: 1- Amabilidade – palavra, gesto ou frase que revela um sentimento de delicadeza para com o próximo;
2- Liberalidade – ato pelo qual se confere graciosamente a outrem vantagens, bens e direitos;
3- Castidade – abstinência total dos prazeres sensuais; prática de conduta moral, com pureza, sem mancha.
4- Veracidade – exatidão de quem fala;
5- Palavras de Harmonia – disposição bem ordenada entre pensamento e atos; conjunto comportamental harmônico ou que está em consonância;
6- Linguagem Nobre – um falar correto, respeitoso, educado, próprio de pessoa que age com majestade, fidalguia – no sentido de superioridade moral.
7- Sinceridade – conduta de lealdade, boa fé, autenticidade sem rudeza ou malícia.
8- Concórdia – corresponde a harmonia de vontades e, ou de opiniões; agir conforme opinião e vontade comum.
9- Simplicidade – forma natural, simples de agir, falar, escrever; elegância e singeleza nas atitudes denotando caráter genuíno, espontâneo.
10- Bondade – atitude branda de clemência como prova de qualidade de caráter bom e rigoroso no cumprimento das obrigações morais.

É através da educação plena que se incute desde cedo no indivíduo a noção de ‘medida ideal’ de conduta.

Num congresso sobre vida sustentável foi premiada a seguinte questão:

- Todo mundo está pensando em deixar um mundo melhor para nossos filhos... – Quando se pensará em deixar filhos melhores para nosso mundo?