quinta-feira, 30 de agosto de 2012

COBRA-SE DA ESCOLA, DOS PROFESSORES ... MAS PARA O GOVERNO, COTAS RESOLVE.

A função primordial da ESCOLA é oferecer aos alunos condições de aprendizado de um conjunto de conteúdos específicos, a começar pela Língua Pátria – saber ler e escrever – condição indispensável ao aprendizado dos demais conteúdos curriculares.
Será a partir dessa base indispensável de conhecimento que o aluno vai obter conhecimentos específicos para, no futuro, exercer um trabalho útil a si e à sociedade, seja através de uma profissão Liberal - (advogado, médico, jornalista, engenheiro, etc.), ou uma profissão técnica – (professor, comerciário, agricultor, industriário, técnico em computação, etc.), ou ainda através de uma profissão ligada às Artes em geral.
Pelos baixos resultados obtidos pelos alunos da escola pública no seu rendimento, a ponto de chegarem muitos ao nível superior semi-analfabetos, a ESCOLA não está cumprindo sua função primordial de alfabetizar... E, dá-lhe cotas!

Cabe aos PROFESSORES não se curvarem tanto às burocracias e modismos inventados pelo Ministério da Educação e pelas Secretarias Estaduais da Educação que só tem prejudicado o rendimento escolar.
A exigência de reciclar professores anualmente tem se tornado num gargalo continuado deformante do conhecimento.
Já há profissionais da Educação a dizer que tem sido entendido errado o que seja aprovação continuada e ciclos de aprendizagem a que os alunos devem se submeter. Agora querem culpar aos professores pela interpretação às ordens recebidas de aprovar... aprovar... aprovar... e mostrar índices!
Pela pressão que sabemos que os professores vem sofrendo há tempos para promover, aprovar, considerar a frequência como um item importante na hora de avaliar o aluno, aos Professores só tem restado a opção de aprovar para não serem eles reprovados como profissionais e agredidos pelos seus alunos.
A falta de professores para atender algumas disciplinas tem a ver com a carga horária individual semanal; muitos professores de disciplinas com menor número de aulas/semana têm que se desdobrar por mais de uma escola; ocorre que às vezes o professor tem um horário entremeado de ‘janelas’ o que prejudica seu trabalho, especialmente nos cursos noturnos. Uma agenda para corrigir essas distorções pode ser feita com boa vontade por parte da direção da escola.

Também é hora de cobrar dos ALUNOS em geral, alguns pequenos deveres, a saber:
1-     Para consigo mesmos – a) assiduidade; b) pontualidade; c) aplicação; d) atenção.
2-     Para com os Professores – a) respeito; b) obediência; c) afeição; d) reconhecimento.
3-     Para com a Escola – a) zelar pela limpeza; b) zelar pelo material que usar; c) respeito pelos funcionários; d) cumprimento das normas funcionais.
4-     Para com os colegas – a) delicadeza; b) cooperação; c) estima; d) respeito.
Viver em sociedade é uma arte de constante aprendizado, respeito, harmonia, sinceridade, concórdia, simplicidade, bondade para com o próximo.
Respeito é bom e todos gostam!
Cotas, nem como medida pontual resolve o problema da Educação. Elas não educam nem instruem!