sábado, 4 de agosto de 2012

OS 'MENSALEIROS' E A FRAUDE CONTRA A DEMOCRACIA


Quantos e quais os crimes cometidos por ‘mensaleiros’(ou não) vem sendo praticados sistematicamente no país que se orgulha de ter conquistado a Democracia... Infelizmente o que está em evidência é que os que hoje estão afrontando a Nação brasileira com a prática do vale tudo para se beneficiar com os recursos públicos, são os mesmos que se vangloriam de ter lutado contra uma ditadura. Alegam, sem o menor escrúpulo, de que o dinheiro de que se beneficiaram era Caixa 2, dinheiro não contabilizado, etc. Vocês sabiam que para elegerem o presidente Lula, por exemplo, foram gastos R$284 milhões de reais! E, naturalmente os outros cargos eletivos custaram cada um a nível nacional milhões e milhões de reais gastos com propaganda para vender a imagem de candidatos maquiados e com discurso escrito por terceiros – poluindo com os carros de som, santinhos, outdoors, horário na TV, nas Rádios, na rede... e por aí vai o abuso com o dinheiro público que deveria estar sendo usado para a educação, saúde, obras de infra-estrutura viária, etc., etc.
Num debate sobre se os ‘mensaleiros’ devem ir para a cadeia e trabalhar para pagar as despesas que o Estado tem para sustentar cada preso, um dos participantes argumentou que eles não sabem fazer nada (!) por isso mesmo é que são políticos e defendem com unhas e dentes seus cargos.
Naturalmente a pessoa que fez tal observação se esqueceu que todos podem e devem aprender uma profissão que os mantenha distantes dos cofres públicos, aproveitando suas tendências naturais – por exemplo: eles gostam de sombra e água fresca? – ficariam bem trabalhando em um quiosque vendendo água de coco. Todos gostam de viajar, bons restaurantes, carrões? – há inúmeras profissões afins. Mas, antes devem devolver em dobro o dinheiro indevidamente usado em benefício próprio.
Muito interessante quando um político diz que está ali por vontade do povo... Com o tipo de eleições e o controle que eles têm sobre os partidos e o processo eleitoral, na verdade eles estão ali alegremente por vontade e satisfação pessoal. Será que, se não houvesse as mordomias que eles se atribuem, eles aceitariam o cargo que ocupam por décadas?
A reforma política ideal é aquele onde os representantes do povo exerçam o cargo como V-o-l-u-n-t-á-r-i-o-s por um tempo limitado.
Os nossos políticos deveriam espelhar-se em modelos como o da Suécia onde os cargos são exercidos por pessoas voltadas realmente para o trabalho em prol da comunidade e da Nação. Competência, sobriedade, respeito e responsabilidade é o mínimo que se espera de um representante do povo.
A próxima eleição não vai fugir a regra onde os marqueteiros tentarão faturar alto vendendo um produto: o candidato! 
Ficha limpa é pouco. É preciso limpar a política nacional e criar uma nova mentalidade nacional. Os políticos fraudadores da democracia precisam de um corretivo a altura das transgressões cometidas.
O julgamento dos envolvidos no que se convencionou chamar de ‘Mensalão’ vem despertando a atenção do público. Isso é bom na medida em que as pessoas vão aprendendo que democracia não é essa falta de respeito generalizada dos últimos anos praticada por grupos de pessoas que se associaram para se beneficiar de recursos públicos. Eles praticaram um conjunto de crimes como: corrupção ativa, corrupção passiva, peculato, formação de quadrilha, evasão de divisas, lavagem de dinheiro – todos tipificados no Código Penal Brasileiro. O julgamento deverá ser técnico, mas não deixa de ser político, pois foi praticado por políticos filiados a partidos visando um projeto de poder totalitário conforme indícios. Os réus não podem alegar ignorância da lei. E muito menos os políticos. Todos são maiores de idade e pressupõe-se que sabiam muito bem o que estavam fazendo.
Aqueles que de uma forma ou outra estão envolvidos na prática desrespeitosa e criminosa no uso de recursos públicos merece, sim, ser punidos democraticamente. E não me venham falar em ‘direitos humanos’ e se fazer de vítimas.
A frase: - “Todos os que têm barbas, usem calças curtas” – indica que quando as coisas não vão bem num país, os dirigentes devem voltar à escola para aprender as verdadeiras regras democráticas.
Parece que muitos dos nossos políticos estão bem precisados desse tratamento disciplinar.