sexta-feira, 30 de março de 2012

TEREMOS 'DIAS DE CÃO' OU VAMOS TIRITAR DE FRIO? - RIO + 20 VEM AÍ!

 

"DIAS DE CÃO" – Está um calor de cão! - era uma expressão corrente para dizer que o calor era insuportável. Você sabe sua origem?

No Egito antigo a Estrela Sírius alcançava o apogeu em 23 de Julho; esse período era caracterizado por extrema secura e muito calor. A estrela era conhecida como influência negativa, maligna.

Sírius = Constelação do Cão Maior, ou Estrela do Cão, ou ainda 'estrela canina'

Após 70 dias ela reaparecia no horizonte antes da inundação do rio Nilo e do solstício de verão. Pela sua aparência o povo sabia se podiam ocorrer secas prolongadas e problemas como pestes e desastres naturais.

Ela faz parte de um sistema binário com Sírius B. Antigamente ela era de cor vermelha brilhante;  atualmente apresenta cor branca, talvez por influencia da presença do Sírius B. Ela está a 8,7 anos luz.

'Canícula' é uma expressão romana também para expressar dia de forte calor.

O Relatório Internacional sobre Mudanças Climáticas diz que dias piores virão: - teremos que enfrentar mais calor, secas mais fortes e chuvas mais violentas. Ainda estamos no início do Outono e o Sul do país já amarga temperaturas mínimas abaixo de zero! Afinal esse outono atípico é efeito do 'aquecimento global'?

Já abordamos o assunto que nada tem a ver com a ação humana. Ou terá? Poucos se interessam em estudar a sério o assunto. Lá vão algumas informações que talvez contribuam para ajudar a entender as mudanças climáticas que sempre ocorreram à revelia da ação do homem.

 Cientificamente se sabe que as idades do gelo em nosso planeta derivam de três fenômenos básicos relacionados com a órbita da Terra ao redor do Sol e de sua viagem pelo espaço acompanhando o sistema solar.

Em primeiro lugar está a configuração da órbita terrestre; ela muda de mais circular para mais elíptica num ciclo de cem mil anos. Isso faz com que às vezes esteja mais próxima e outras vezes mais distante do Sol.

Em segundo lugar, a inclinação do eixo terrestre em relação ao plano da eclíptica, que determina as estações do ano, faz com que nem sempre a incidência dos raios solares chegue com a mesma intensidade nos dois hemisférios. Atualmente a inclinação é ao redor de 23,5 graus e não é estável. Ela oscila de 3 graus para frente e para trás num ciclo de 41 mil anos. Quanto maior a inclinação, mais rigorosos os invernos e os verões. Há uma influencia maior no fluxo das correntes marinhas e nas massas de ar. Assim haverá períodos extremamente frios – idades do gelo, alternando com períodos chamados de interglaciais com verões mais quentes.

Terceiro lugar – a precessão dos equinócios com duração de 26 mil anos provoca balanços no planeta, enquanto gira, com seu eixo descrevendo um imenso círculo no céu.

O homem tem sim responsabilidade pelo mau uso dos recursos naturais. Tem que mudar de hábitos. No mais é adaptar-se enquanto não tem uma nave para deixar a Terra.

Lembrei de um teste que estava sendo feito na Inglaterra com jovens de até 14 anos. Num determinado dia e hora eles iriam interromper suas atividades escolares e em conjunto pular durante alguns minutos para medirem as vibrações produzidas e se elas teriam alguma influencia a nível planetário. Não soube do resultado. Mas imaginem as vibrações produzidas durante o carnaval, nos dias de jogo dos grandes clubes, sem falar no corre-corre de carros, trens, metrôs, aviões, foguetes zoando pelo mundo inteiro dia e noite!!!

Rio + 20  poderia fazer um estudo desse tipo de impacto ambiental...