Na curva do tempo, o trem ainda não apareceu. Nos idos de 1987, enquanto meu sobrinho se preocupava com a possível passagem da ferrovia N-S ao lado da chácara que o pai acabara de comprar, eu exultava ante a ideia de poder viajar de trem. Gosto de viajar de trem! A primeira viagem que fiz foi no trem "Maria Fumaça' resfolegante do ramal Piraju-Manduri. Faz tanto tempo. Não existe mais. O ramal da Sorocabana foi extinto porque não dava lucro. Ele havia sido construído graças à colaboração dos fazendeiros interessados na exportação do café produzido na região; funcionou por muito tempo, não só para o escoamento do café para exportação, como para o envio de rebanhos de bois para engorda nas pastagens do Mato Grosso. E também servia à população local. Às vezes o trem até parava para embarque de passageiros que sinalizavam para o maquinista à margem da ferrovia... Esse sim que era um bom estilo de vida.
Décadas sem investimentos no setor ferroviário, o Brasil amarga com o descaso. Com as dimensões continentais do país, a política de transportes só tem priorizado o individualismo do carro agradando a indústria automobilística e de utilitários em detrimento das ferrovias.
Há exatamente cem anos meu avô paterno migrou para o Brasil para trabalhar na construção da Estrada de Ferro Sorocabana. O apito do trem daquela época se fez ouvir rapidinho. Não era um 'trem bala' , mas quanta diferença na velocidade das obras!
A demanda de passageiros e de cargas na última metade do século, desviada para as rodovias, só fez criar problemas de toda ordem, pois a rede ferroviária, em vez de ser ampliada e conectada com as rodovias, só fez encolher.
Aliás, as ferrovias poderiam abrigar algumas dezenas de cidades novas que poderiam ajudar a descentralizar o excesso de população que vive hoje marginalizada em favelas das grandes metrópoles. Tudo depende de planejamento. E de vontade política, naturalmente.
Voltando à Ferrovia Norte-Sul. Já vimos pela TV diversas inaugurações com a presença de autoridades governamentais (Sarney, Lula, Dilma, e governadores...), e belos discursos também, tendo um fundo cinematográfico bonito de se ver onde desfilava um carro palanque - limpa-trilho... Mas trem que é bom, nada! Tá atrasado pra caramba! Acho que até mineiro já cansou de esperar.
Não tem mágica. É arregaçar as mangas e fazer!
Não precisamos de trem-bala. Precisamos de trens nos trilhos, apitando alegremente nas curvas e transportando o progresso deste país... Tudo tão simples!
Ainda não perdi a esperança de ouvir o apito do trem.
E você, já ouviu o apito do trem?