O Livro da Criação foi escrito pelo Patriarca Abraão mil anos antes de Moisés receber a Bíblia no Sinai.
O livro da Criação afirma que existimos num mundo penta dimensional, a saber:
- três dimensões do espaço;
- a quarta dimensão do tempo;
- a quinta dimensão do espírito.
Aryeh Kaplan em sua tradução define as cinco dimensões em:
1- Uma profundeza do início;
2- Uma profundeza do fim;
3- Uma profundeza do bem;
4- Uma profundeza do mal;
5- Uma profundeza do acima;
6- Uma profundeza do abaixo;
7- Uma profundeza do leste;
8- Uma profundeza do oeste;
9- Uma profundeza do norte;
10- Uma profundeza do sul.
Diz que toda dimensão é definida por um sistema de medidas e que a quinta dimensão poderia conter todas as outras porque ela é definida pela distância entre o bem e o mal, e esta, segundo Rips "é a maior distância do mundo".
Essa distância corresponde a caminhos paralelos e em direções opostas.
Tal qual as Seis Direções do Tempo dos Maias, onde:
- Uma caminha para mergulhar no infinito superior; outra, na direção oposta vai às profundezas abismais inferiores; uma terceira vai para a frente em busca da luz e do conhecimento; outra se lhe opõe em rumo contrário para a escuridão e a negatividade; mais uma leva à direita na prática do bem sem olhar a quem, enquanto sua oponente vai para a esquerda numa atitude de exclusão e anulação.
Escolher uma meta de vida faz a diferença. Não culpe a Criação pelos resultados da sua escolha. Nós estamos num mundo onde o Bem e do Mal, obras de um mesmo Criador, são testes de resistência e de burilamento individual.
Embora a distância entre o Bem e o Mal seja a maior distância do mundo ela não é instransponível para quem quiser mudar a direção de sua vida. Um pé em cada uma não leva a lugar nenhum.
"Senhor, concede-me paciência, bondade, justiça, pureza, alegria e paz. Muita paz, saúde e fé. Que tua luz ilumine minha vida e proteja a todos nós."