sábado, 17 de março de 2012

PROF. AZIZ NACIB AB'SABER - NOSSA HOMENAGEM

O Professor Aziz Nacib Ab'Saber, prof. emérito da USP faleceu aos 87 anos. Um cientista, pesquisador e divulgador da ciência Geográfica, ele  é uma referência nacional, destacando-se como um dos nomes mais importantes da Universidade Brasileira.
Nossa homenagem ao grande mestre.  Com ele aprendemos a ler o livro da Natureza.  Sou grata pela oportunidade de ter sido sua aluna. Ele sabia traduzir em linguagem clara, simples e direta toda a complexa terminologia geológica - geomorfológica; suas explanações eram amplamente valorizadas pelas  aulas de campo. Foram três anos de intenso estudo e aprendizado na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Sorocaba - hoje UNISO.
Como exemplo poderia citar muitas experiências de estudo acompanhando suas largas passadas, caderno de anotações em mãos e atenta observação dos fatos geográficos que ele apontava com uma simplicidade que só um cientista é capaz de ter.
Nossa primeira aula de campo teve início na estação ferroviária de Paranapiacaba envolta em densa neblina, de onde teve início uma aula dinâmica e muito proveitosa. Altímetro à mão, km a km, anotação sobre as diferenças de altitude da Serra do Mar enquanto se seguiam as explicações sobre vegetação, clima, umidade relativa, ocupação humana da região, observar a mecânica  do trem alternando subida e descida... A paisagem se descortinando lá no litoral, as cidades de Cubatão, Santos, São Vicente. Chegada à praia. Novo tema: - os movimentos das águas, plataforma continental, o trabalho de construção e modelagem dos litorais, a formação do tômbolo entre a ilha Porchat e São Vicente... A parte histórica: - onde atracavam as caravelas no início da colonização, etc. Uma aula inesquecível. Eram assim suas aulas de campo; após as explanações e anotações, elas eram  concluídas com um relatório ilustrado com croquis e perfis topográficos.
Sou grata pelo privilégio de ter sido uma de suas alunas.
Parabéns Professor Aziz! Obrigada pelo seu belo trabalho em prol da ciência de nosso País.
Muita Paz!