sexta-feira, 9 de março de 2012

CONVIVÊNCIA SOCIAL - UM EXERCÍCIO DE TOLERÂNCIA

Todo indivíduo é um ser social. E, 'Ser Social' é aquele que vive em grupo, que pertence à Comunidade, que pertence a uma Nação, e que pertence  ao Planeta.
É verdade que o planeta Terra está mergulhado num Oceano de vibrações cósmicas e lhe sofre as consequências - umas positivas, outras negativas. 
Isso no entanto não justifica os altos e baixos extremistas do comportamento dos indivíduos. Somos seres racionais e não simples brutos. Todos os dias assistimos à atitude exacerbada de extremistas individualistas querendo nivelar os outros em nome do 'social' visando o seu próprio benefício. Por outro lado vemos a luta de uns contra outros numa atitude irracional, exclusivista, radical, seja por qual motivo for - desde o mais fútil desejo de 'liberdade' para fazer o errado, até os mais complexos que incluem imposições de ordem ideológica, religiosa ao gosto das tais 'lideranças' como se elas  fossem infalíveis. 
O excluir o outro está tornando-se uma neurose e tem descambado para a violência.
Querem ser tolerados, porém não toleram os outros.
A Virtude está no meio termo. Todos temos direitos à individualidade sem prejudicar ou cercear os direitos dos demais.
Os valores morais estão em baixa. Onde está a  educação para o pluralismo se até os símbolos da nossa cultura religiosa cristã já estão sendo proibidos? Estado laico, pressupõe neutralidade - portanto  tem por obrigação garantir o respeito à diversidade a todas as formas de expressão cultural e de tradição religiosa.
Ontem foi o 'Dia Internacional da Mulher'. Parabéns a todas. Todo dia é dia de comemorar algo ou homenagear alguma personalidade o fato cívico ou religioso. Faz parte da cultura e de nossa história.  São esses elementos que dão sentido à vida dos cidadãos dentro da sociedade e os diferencias dos seres irracionais. Não adianta querer reescrever a história ao gosto.
O que observamos é que há muito discurso por parte dos chefes de estado, não só no Brasil. A revolução que pregava  'Liberdade, Igualdade e Fraternidade' causou inúmeras vítimas, entre elas a cultura religiosa. Faltou a tolerância, a neutralidade, a civilidade.
Convivência social implica, antes de tudo, Tolerância. É a diversidade de culturas e suas manifestações que tornam a sociedade um ambiente que permite aos indivíduos se aprimorarem como seres humanos.
 Falta disciplina. Ela se faz de três modos:
1- sem ambição, na luz da fé (é racional);
2- como obra vã e de cobiça  (se se quer propina);
3- por crendice (vem da treva dos sentidos).
A escolha de cada um é que vai determinar os resultados.
Lenda ou realidade, dizem que a Lua influencia o comportamento de alguns indivíduos; assim, aquela expressão: - "De Lua virada"-  parece ser pertinente a certas pessoas que não tem controle sobre seus atos no dia a dia do convívio social; pode explicar, mas não justifica.
"Dentro de ti se guardam todos os segredos do infinito" (Ramacheng).