terça-feira, 20 de março de 2012

A CIÊNCIA E O EQUILÍBRIO ECOLÓGICO

É gratificante saber que há um Brasil bonito voltado para a ciência do verdadeiro conhecimento da natureza e seu uso em defesa do meio ambiente. É o estudo da vida e suas inter-relações no equilíbrio ecológico. Soube que um grupo de jovens não está a perder tempo em 'construir saberes' (sic), mas usaram seu precioso tempo acadêmico para aprender e desenvolver técnicas de melhoria na produtividade a partir do livro que a Natureza escreveu. Equilíbrio ecológico não é invenção de gabinete. Ele existe na Natureza e cabe à verdadeira Ciência aproveitar seus ensinamentos.
Há um ditado popular que afirma que 'casa escolhida pela Vespa para fazer seu ninho terá riqueza e prosperidade'.  Agora a ciência já comprovou a eficácia e a importância da Vespa na produção de riquezas, pois onde ela se estabelece as pragas que atacam as plantas  não prosperam... 
Uma empresa inovadora (Piracicaba -SP) desenvolveu um trabalho de laboratório criando o inseto (vespa) para espalhar, em cartelas, pelas plantações de cana de açúcar e soja, combatendo as pragas.Trata-se da vespinha do gênero Trichogramma de até 1 mm e sem ferrão. Uma iniciativa que merece ser aplaudida.
Nós já conhecíamos a ação da Trichogramma saoresi. Aquela vespinha de picada ardida que teimava em fazer sua casa na porta da entrada das diferentes moradias em que vivemos. O assunto está no livro Fruticultura Mágica (Mário Sanchez) editado pela Imery (1993). Esse livro contém um conjunto de informações simples, práticas, para serem utilizadas no campo e que abrem as portas do mundo mágico da Natureza. Além de oferecer ao leitor muitas informações curiosas, interessantes que podem ser testadas no quintal de casa, também contém no Apêndice uma mensagem intitulada: "Manifesto Ecológico de São Francisco de Assis" (1140). Anotamos abaixo alguns trechos:

-"Não há milagres. O que há é reconciliação. Amei os lobos e os lobos foram carinhosos comigo. Amei as árvores e elas me deram resplendor. Fui cortês com o fogo e o fogo correspondeu à minha cortesia. Não há milagres. Ou melhor: tudo é milagre"
E prossegue: -"O paraíso está em nosso coração. O inferno também está em nosso coração. Quando o coração está vazio de Deus, o homem atravessa a Criação como mudo, surdo, cego e morto..."
Na parte final diz: - " Anota bem isto, irmão. O irmão menor tem que ser pobre e elegante ao mesmo tempo. Limpeza e ordem e beleza são atributos de quem venera a cadeira em que senta, a mesa em que come e a roupa que veste. Um verdadeiro pobre é um Nobre. Os vulgares não são pobres. A cortesia não é só para as pessoas: para as coisas também!"

É com essa mentalidade de respeito pelo mundo em que vivemos que o transformaremos no paraíso que ele já é. Só falta o homem deixar de querer reformar o mundo e dar-se a oportunidade para que ele se manifeste em sua plenitude.