sábado, 3 de março de 2012

ESTADO LAICO - SEM PROBLEMAS DE CONSCIÊNCIA

Estado Laico - oposto ao Eclesiástico. O Laicismo é a doutrina que reclama autonomia total do Estado e das Instituiçãos sócio-políticas e culturais em relação à religião; exemplo, ela exclui o ensino religioso nas escolas e o uso de símbolos religiosos em repartições públicas.
A Constituição cidadã de 1988 instituiu o Estado Laico - ou seja, desvinculado de qualquer religião, porém, assegura a livre expressão religiosa dos cidadãos.
Um Estado Laico, no entanto, não significa liberação da prática dos princípios éticos e morais, nem do compromisso com a verdade, e muito menos em relação aos direitos e deveres de cada cidadão em relação a si próprio como também em relação aos seus semelhantes, e para com a sociedade e  a Nação.
Porém, essa condição de Estado Laico parece ter liberado os responsáveis pela gestão pública de todo e qualquer problema de consciência. Parece que ela foi aposentada, engavetada, deletada... Será que se tornou 'inconstitucional'!?
Estou falando isto porque desde que os mandatários do país começaram a lembrar a todo momento que somos um estado laico, sem vínculos com qualquer forma de prática religiosa, a corrupção não para de crescer, os desmandos e o desrepeito estão na ordem do dia, a falta de ética e de moralidade passaram a ser regra, o compromissso com a Verdade foi esquecido.
Recente notícia rápida nos chamou a atenção - em uma cidade o prefeito decretara que os alunos das escolas públicas, antes do início das atividades escolares deveriam se reunir e rezar o Pai Nosso. Houve protestos, pois como estado laico não se pode obrigar a ninguém a orar... - é inconstitucional!!!
Francamente! Que Democracia é esta em que a liberdade de expressar um sentimento religioso num local de estudo é um ato de desrespeito para com a ordem institucional? Preferem que os alunos continuem agressivos contra colegas (bulling) e contra professores? Que em vez de orar assistam aos vídeos do tal kit gay? Que pratiquem atos de vandalismo contra o patrimônio público? E, que recebam doutrinação politica ideológica à revelia, como vem acontecendo?
Não sou pelo fanatismo religioso. Mas está faltando não só orar o Pai Nosso, mas também fazer um bom responso para  acabar com a falta de vergonha generalizada que já impregnou a República.
Ainda é tempo de reverter a situação. Basta de mentiras, basta de dois pesos e duas medidas na justiça que tem feito vista grossa diante dos descalabros cometidos nos altos escalões do governo, basta de fazer jogo sujo na política e de todas as imoralidades praticadas por quem deveria dar o exemplo.
Estado Laico para impor Aborto (pena de morte!), por exemplo, à revelia da opinião pública? Isso é politicamente correto?
Já, Orar... Aliás, parece que também foi proibida a manifestação religiosa por parte dos jogadores antes das partidas de futebol.
Perderam a noção da realidade do que é o Ser Humano: corpo - mente - espírito!
Cuidado com a Lei do Retorno. Ela é mais poderosa do que se imagina! Coloquem a mão na consciência! Não adianta querer sufocá-la.