quarta-feira, 30 de abril de 2014

YES! TEMOS BANANAS. GOSTAMOS DE BANANAS. SOMOS HUMANOS SEM PRECONCEITOS...


Banana – a ‘Musa Paradisíaca’ certamente fez parte do jardim do Éden num passado remoto e serviu de alimento aos deuses, aos primeiros homens e a todos os seres que sabem instintivamente o que é saudável, nutritivo, energético e saboroso.
No Brasil há mais de 30 variedades de bananas: nanica, prata, ouro, maçã, cacau, da terra, São Tomé, d’água, abóbora, São Domingos... Na pequena chácara onde residi, o pequeno bananal cultivado a capricho pelo meu pai, tinha pelo menos sete espécies diferentes. Entre elas havia duas bananeiras São Domingos cujo fruto era muito delicioso; a polpa era levemente rosada, de aroma adocicado, consistência delicada e cremosa, um verdadeiro néctar dos deuses.

Banana, fruta tropical, é considerada sobremesa fina e obrigatória em muitos hotéis fazendo parte de deliciosas saladas, compotas, ou acompanhando pratos típicos altamente nutritivos e saborosos.
Ela pode ser usada crua, assada, cozida, frita, seca ao sol, como farinha, em doces e compotas, não só como alimento mas também como medicamento.
Propriedades nutricionais: é rica em sais minerais: potássio, sódio, fósforo, cálcio, ferro, silício, enxofre, cloro, etc.; Vitaminas A, B1, B2, B5, C ; contém proteínas, gorduras e tem alto poder energético.

Do ponto de vista medicinal, não só a fruta, mas também as bananeiras têm propriedades curativas. A dieta da banana pode ser utilizada por pessoas de todas as idades quando o organismo debilitado não aceitar  outros alimentos. A fruta deve fazer parte do cardápio diário do atleta à dona de casa, da criança ao idoso. O pedúnculo inferior do cacho de bananas é utilizado como um legume cortado e refogado acompanhando outros pratos. E, a própria casca também tem alto valor nutritivo sendo utilizado em doces e bolos.

Do uso como tratamento: - seguem alguns exemplos compilados por profissionais da área de alimentação e saúde: 1- O fruto ao natural: a) anemia, colite, doença celíaca, diarreia; b) fruto seco (farinha da fruta ainda verde) no caso de disenteria grave. 2 -  Seiva do tronco: a) asma – assar o broto da bananeira-maçã com a raiz; usar o suco adoçado com mel; b) tuberculose pulmonar – recolher a seiva do tronco,diluir em leite ou em chá peitoral e usar uma colher das de sopa três vezes ao dia; nefrite – seiva diluída em água. 3 – casca do fruto – para aplicações externas em queimaduras, esfolamentos, ferimentos simples, inflamações – usar a casca da banana madura – aplicar a parte interna da casca sobre a parte afetada; renovar a cada duas ou três horas.

E para encerrar: não menospreze nenhuma espécie de alimento, pois todos têm o poder de doar vida e, talvez, um dia, aquele que foi menosprezado por você, seja o salva-pátria. Ninguém sabe o dia de amanhã.

Nossa solidariedade a todos os que sofrem algum tipo de preconceito e discriminação.