terça-feira, 1 de abril de 2014

A HISTÓRIA COM A PALAVRA – 1964 – 2014 – OS FATOS DOCUMENTADOS


A História documentada é o melhor argumento contra as lendas inventadas para satisfazer interesses escusos de pessoas que não pestanejam para tirar proveito da desinformação do povo. A  doutrinação ideológica feita nas escolas está com seus dias contados. Assim esperamos para o bem das futuras gerações.
Aos poucos começa a ser contada a verdade histórica sobre os antecedentes que levaram a queda do presidente Jango em 1964. Ele era rico latifundiário gaúcho, herdeiro político de Getúlio Vargas e Vice do governo Jânio que renunciou após sete meses da posse; Jango que  estava na China Comunista num momento em que já havia guerrilheiros treinados e bem armados agindo no país, para tomar posse teve que aceitar o regime Parlamentarista, com um Primeiro Ministro – Tancredo Neves. Isso limitava seus poderes de Presidente. Suas intenções de permanecer no poder sem entraves foram claras. Tivesse continuado o Parlamentarismo talvez o rumo da história fosse outro.
Acompanhei ontem o que foi divulgado por alguns jornais na TV, além de textos publicados em blogs e das noticias na internet; uns com mais detalhes, outros com dados gerais, todos foram apresentando, de forma clara e objetiva, os fatos como eles aconteceram e os desdobramentos. É um bom começo, porém muito ainda há a falar às novas gerações.

Livros sobre o período já estão disponíveis como o  do historiador Marco Antonio Villa: ‘Ditadura à Brasileira’(LeYa) 1964 -1985: A Democracia golpeada à Esquerda e à Direita” – cada capítulo corresponde a um ano da história onde os fatos são apresentados como foram acontecendo, seus protagonistas, que levaram à deposição de João Goulart, à instauração da ditadura, à abertura do regime e, finalmente, à democracia. Sem dúvida será uma ferramenta eficiente para desfazer dúvidas e esclarecer esse período da história nacional.

Há farto material disponível para consulta. A informação correta é uma obrigação e uma necessidade para mudar os rumos da política. O Brasil precisa de uma nova forma de governar; o modelo está esgotado. Acredito no Parlamentarismo como forma mais ágil para evitar a perpetuação no poder de pessoas corruptas, mentirosas cuja conduta nada tem de democrática e contraria nosso símbolo máximo: A BANDEIRA NACIONAL.

O lema do Brasil inscrito na BANDEIRA Nacional diz - ‘Ordem e Progresso’- lema que deve reger a conduta de todos os cidadãos. Seu hasteamento em repartições e lugares públicos, uma norma de respeito para com os compromissos de boa gestão do que é de todos. O verde – amarelo representam incentivo ao patriotismo que deve se traduzir em ações produtivas e de bem estar coletivo, além de praticar e promover a paz social.

É hora de dar um basta a onda de créditos negativos acumulados por comportamentos egoístas, individualistas que rasgaram o contrato social e tentam impor sua ruidosa presença à revelia da Ordem e do Progresso.