sábado, 19 de abril de 2014

O SIMBOLISMO DA CRUZ ATRAVÉS DOS TEMPOS – CRUZ DE SAN BENITO


Em nossa cultura a cruz está associada ao cristianismo e como instrumento de suplicio. Esse símbolo é utilizado impresso ou representado em sua forma de dois madeiros com diversas modalidades de disposição dos braços incluindo a figura do crucificado e com legendas. Como peça decorativa, joia ou de significado artístico e religioso, a Cruz acompanha o ser humano desde tempos remotos. Está na coroa de reis e rainhas, em emblemas de Nações e instituições, na cúpula de Igrejas, se constituem em majestosos Cruzeiros ou em singelas marcas à beira de estradas. O próprio homem, ao abrir os braços torna-se o próprio símbolo como o é o Cristo Redentor no alto do Corcovado no RJ.
Porém, a cruz é um símbolo que antecede em muito o cristianismo. Esse símbolo está presente em todas as culturas da antiguidade, tanto do Velho Mundo, do Oriente e na América entre os povos Indígenas, com significados outros que não o do suplicio e da crucificação.  Foi no início do século oito, no tempo de Adriano, que a Cruz foi adotada com o simbolismo do homem na cruz em substituição da antiga representação do Cristo como o Cordeiro.
Nas Igrejas primitivas somente a cruz era usada em sua forma simples, ou associada com o Carneiro; nelas havia um pavimento em forma de grande mosaico com um circulo próximo à porta de entrada. O centro era marcado pelo cruzamento de duas linhas, e era nesse ponto que o neófito deveria fazer sua primeira prostração; ele indicava a Rota – daí a leitura feita com as quatro letras: Rota, Taro, Tora, Ator. > O Caminho.
Seu significado muito anterior está relacionado com a direção dos quadrantes: Norte, Sul, Leste, Oeste. Também com os quatro elementos: Fogo, Ar, Água, Terra.

O Símbolo da Cruz e sua representação: - a mais simples representação é de dois braços como a Cruz de Lorena, ou de Carava. Há também a Cruz Florescida cujos braços terminam em forma de flor de Lis. A Cruz Gamada – Suástica (dextra); a cruz Latina que tem um braço maior que o outro. A cruz grega com quatro braços iguais; a Cruz Vermelha sobre fundo branco > símbolo de neutralidade de ambulâncias conforme a Convenção de Genebra. A Cruz de Malta (São Jorge) com quatro braços iguais que se alargam nas extremidades; a cruz de Santo André em forma de ‘X’; a Cruz de Santo Antonio em forma de ‘T’.

A Cruz de San Benito representada numa das faces da Medalha é acompanhada com a inscrição de letras sintetizando uma fórmula para exorcismo. A cruz de San Benito é usada como proteção segura contra os malefícios e manifestações demoníacas. 
No braço vertical temos as letras C. S. S. M. L. e na horizontal as letras: N. D. S. M. D. cujo significado é: Vertical > ‘Cruz Sancta Sit Mihi Lux, Non Draco Sit Mihi Dux’.
 Na faixa oval que circunda a cruz estão as iniciais das palavras do exorcismo e da pregação: - ‘Vade Retro Satana, Nunquan Suade Mihi Vana; Sunt Mala Quae Libus, Ipsa Venena Bibas”. (Retrocede Satanás! Não me persuadas com coisas vãs. Bebe tu mesmo teus venenos. AMÉM.) 
 Na figura ilustrativa da Medalha e Cruz de San Benito que acompanha o texto do livro “Regla Del Gran Patriarca de San Benito’ – (cp. VIII – Madrid -1885) notamos que as letras estão dispostas de forma a indicar o sinal da cruz feito pelo exorcista: começa ao alto com o V. e aí termina com o A  de Amém.  Seguem as letras  em ordem contrária --- B. V. I. (Bebe tu teus venenos) ditos após as palavras em frente ao braço esquerdo da cruz: L. Q. M. S. R. (parecem estar embaralhados, porém estão na sequencia do movimento feito pelo exorcista); estes são seguidos de outros símbolos  abaixo e à direita. Portanto o V (Vade) do inicio tem ao lado o A (Amém) fim da bendição.
Nos quatro ângulos temos as letras: C. S. P. B. > Cruz de Padre San Benito.


Todos os símbolos religiosos, através dos tempos, foram sagrados para muitas pessoas ocultando o verdadeiro simbolismo esotérico. Eles nos remetem a um ponto de convergência da crença Universal de que há algo mais do que esta vida e que é essa a meta de todo ser humano.