quarta-feira, 16 de abril de 2014

LUA VERMELHA NO CÉU – GUERRAS E CONFLITOS NA TERRA

Eclipse Lunar especial – o da Lua Vermelha – algo bonito e diferente para se ver nos céus. Segundo alguns, um sinal de grandes mudanças aqui na terra. Mudanças! Elas acontecem todos os dias. Umas são boas, outras são catastróficas; vão desde as naturais às econômicas e sociais incluindo guerras e conflitos de toda espécie. O planeta terra não é um lugar tranquilo, não!
O pouco que nos chega, via alta tecnologia, em tempo real, já é de perder o fôlego: Ucrânia, Crimeia, Venezuela, Síria, refugiados, terremotos, incêndios, vulcões explodindo, e mais o que vai pelo Brasil.

Ucrânia  & Rússia –  O país está em crise e à beira de uma guerra civil e as tensões internas e mundiais aumentam. Assisti parte da entrevista (2ª. feira - Roda Viva – TV Cultura) com o embaixador da Ucrânia no Brasil. A informação básica: - ‘Havia um compromisso de campanha eleitoral do presidente deposto de atender as reivindicações da população para uma aproximação com a União Européia. O não cumprimento da promessa eleitoral desencadeou o conflito’. Disse haver mais de cem etnias no país. Que eu saiba, na antiga URSS todo Ucraniano também tinha cidadania russa e o russo era o idioma oficial. Portanto, boa parte da atual população ucraniana tem uma espécie de dupla cidadania: é ucraniano, mas também é russo...

Petrobrás – uma caixa de surpresas atrás de outra, e cada uma mais complicada que a anterior. Pelas informações, os americanos também sabem fazer ‘negócios da China’. Não basta os atuais dirigentes admitirem que a compra da refinaria de Pasadena foi um mau negócio. É preciso responsabilizar os envolvidos e recuperar os prejuízos causados à empresa e ao país. Monteiro Lobato foi preso no governo Vargas por suas idéias sobre o petróleo brasileiro. Se fosse vivo, certamente reescreveria “O Poço do Visconde” com outros personagens e muitos episódios marcantes e pouco nobres.

A COPA DAS COPAS – recebi um artigo publicado pela revista France Football’ sob o titulo ‘Peur sur Le Mondial’ com uma visão nua e crua sobre o Brasil em vésperas de realizar um evento esportivo do quilate de uma copa mundial de futebol. Infelizmente não dá para rebater nada do que eles dizem. No Brasil está tudo atrasado e não será terminado tão cedo apesar dos gastos astronômicos. Os protestos contra a realização da Copa continuam; os black blocks  e as depredações continuam acontecendo, incluindo atos inaceitáveis como queimar a bandeira do Brasil.

Entendo que haja descontentamento contra os cartolas e políticos incompetentes que assumiram um compromisso de tal envergadura e não fizeram sua obrigação. Denunciar e protestar são um direito dos cidadãos. Mas praticar vandalismo e provocar a desordem como continua a acontecer NÃO!