domingo, 27 de abril de 2014

HOJE É DIA DE FESTA – PAPA FRANCISCO E O PAPA EMÉRITO BENTO VII - CANONIZAM DOIS PAPAS: JOÃO XXIII E JOÃO PAULO II

HOJE É DIA DE FESTA  na Igreja Católica.
 Numa cerimônia especial, o Papa Francisco, após deliberações, consultas e orações pela divina providência, falou aos milhares de fieis concentrados na Praça de São Pedro, no Vaticano- "declaramos e definimos que os abençoados João XXIII e João Paulo II sejam santos e os incluímos entre os santos, decretando que eles devem ser venerados como tais por toda a Igreja".
A cerimônia religiosa contou com a presença de reis, rainhas, e primeiros-ministros de mais de 90 países, além de lideres judaicos dos Estados Unidos, de Israel, Itália, Argentina e Polônia numa demonstração do reconhecimento pelo trabalho de aproximação nas relações entre judeus e católicos realizado por ambos os Papas, hoje Santos da Igreja Católica.

O Papa João XXIII (Ângelo Giuseppe Roncalli -1881 – 1963)  foi um dos papas mais populares de todos os tempos. Ele se notabilizou pela forma de conduzir seu pontificado (1958-1963) com a abertura a novas idéias e pelo espírito de renovação. Convocou o Concilio Vaticano II que permitiu uma maior integração da Igreja com o mundo moderno. Ele buscou a união das seitas cristãs reconhecendo a culpa dos católicos no cisma que dividiu a cristandade e recebendo com extrema cordialidade lideres religiosos anglicanos, ortodoxos e protestantes. Costumava dizer que a Igreja não era a senhora, mas a serva da humanidade e que o papa era um ‘servo dos servos de Deus’. Uma de suas encíclicas mais importantes é “Pacem in Terri” – dirigida à humanidade na qual fala da paz em termos profundamente humanos.

O Papa João Paulo II – (Karol Vojtyla – 1920 – 2005) – de origem polonesa ocupou o cargo de Sumo Pontífice entre 1978 a 2005. Considerado conservador por sua postura contra o aborto, a pílula e outros métodos contraceptivos, foi o defensor da Democracia e da Justiça Social nas Nações em desenvolvimento. Cumpriu um intenso programa de viagens pelo mundo. Atribui-se a ele a grande mudança ocorrida no leste europeu com o fim da cortina de Ferro e consequente esfacelamento da URSS e do regime comunista. O atentado sofrido estaria ligado ao descontentamento soviético com sua influencia na região.

PAPA – Bispo de Roma e chefe da Igreja católica, conhecido também como Santo Padre, Vigário de Cristo e Sumo Pontífice. No passado alguns papas tiveram vasto poder político e grande influência. Atualmente sua autoridade se atém principalmente a assuntos espirituais, porém sem esquecer os problemas do mundo.

Os Santos – SAN GIOVANNI PAOLO II e SAN GIOVANNI XXIII somam-se a tantos outros Santos e Santos da devoção de fieis da Igreja Católica. Foram eles, os Santos, que contribuíram para despertar as consciências pela palavra e pelo exemplo da ação. Mais do que Santos, são personalidades que servem de referencia aos humanos. São Luzeiros que renovam as esperanças da humanidade tão carente dos verdadeiros valores, os espirituais.

Que nossas orações, breves e puras, nos harmonizem com o divino.