domingo, 13 de abril de 2014

A SOCIEDADE PERFEITA - QUE TIPO DE SOCIEDADE SERIA IDEAL PARA VOCÊ?


Sonhar é permitido e muitos se encantam com a ideia de construir uma sociedade perfeita, aquela do ‘dolce far niente’, ou em outras palavras, o paraíso aqui na terra. A pergunta feita em um artigo de El País, de que tipo de sociedade o brasileiro gostaria de ter, se tipo americano ou europeu é pura divagação. Não resta dúvida que pelo espírito tupiniquim, nenhuma das duas seria o ideal. Para o brasileiro o ideal é o da sombra e água fresca, dinheiro no bolso, time do coração sendo campeão, muito carnaval, praia e sol o ano inteiro – trabalhar só no gosta!
Regras para criar a sociedade ideal, perfeita, existem. São aquelas ditadas pela consciência e pelas Leis que devem ser iguais para todos e onde ninguém manda, mas todos obedecem, porque é o correto.

Aí vem os desmancha-prazer e querem tomar conta de tudo e de todos obrigando-os a dançar conforme sua musica predileta cujos acordes são: discórdia, conflito, guerra psicológica e toda forma de violência física até a do extermínio do ‘inimigo’ que existe em sua imaginação. Todos têm seu calcanhar de Aquiles, seu ponto vulnerável através do qual podem ser neutralizados.

Falar em luta do bem contra o mal, da luz e das sombras, do enganador a acusar o homem perante o Senhor, pode parecer coisa de supersticiosos. Mas como classificar os desmancha-prazer que entendem que sua medida deve servir para todos e que se infiltram e corroem tudo, a começar pelos valores morais, familiares, religiosos, culturais e tradições, solapando os recursos econômicos para manter os cidadãos acorrentados aos seus princípios e ideologias? Eles agem em surdina destruindo principalmente pela palavra. Por isso a Educação não pode ser deixada exclusivamente nas mãos do Estado, especialmente se esse Estado é incompetente, corrupto e distorce as verdades oferecendo comodidades que ludibriam os desavisados: os pais, a sociedade e os próprios educadores cooptados para a tarefa de doutrinação.

A sociedade ideal depende de constante vigilância daqueles que por princípio tem como meta o bem de todos porque isso está impregnado em seu procedimento ético e moral. O mais é filosofia barata.