quinta-feira, 3 de abril de 2014

A CANONIZAÇÃO DO SANTO JOSÉ DE ANCHIETA – (1534 – 1597)


Hoje o Papa Francisco realiza a canonização de mais um Santo brasileiro, o Padre José de Anchieta, missionário jesuíta nascido em Tenerife – Ilhas Canárias – em 1534 e que veio para o Brasil ainda jovem, chegando a Salvador (BA) na comitiva do segundo governador geral, Duarte da Costa. O sucesso de seu trabalho consistiu na adaptação à cultura dos povos enquanto se dedicava à catequização e pacificação dos índios.
Deve-se a ele a fundação da cidade de São Paulo (1554) cujo embrião foi um Colégio nos campos de Piratininga.
Além de seu trabalho de evangelização ele escreveu a primeira gramática da língua geral – ‘Arte de grammatica da lingoa mais usada na costa do Brasil’; compôs poesias em português, latim, espanhol e tupi. Escreveu autos, sermões, cartas e biografias. Uma de suas obras mais importantes foi “De Gestis Mendi Saa” (Sobre os feitos de Medes Sá – 1563) > uma abordagem épica das lutas entre índios e colono portugueses pela posse da terra no inicio da história.

Um dos quadros que retratam a figura do missionário é a que o representa escrevendo na areia o ‘Poema à Virgem’, no período em que ficou refém dos índios tamoios no litoral brasileiro.
Foi nomeado Provincial do Brasil da Companhia de Jesus responsável por todas as missões no país.

O Beato José de Anchieta considerado o Apóstolo do Brasil, hoje (03-04-2014) através de decreto assinado pelo Papa Francisco torna-se Santo. Isto ocorre após mais de quatrocentos anos de espera pelo reconhecimento de seus méritos de homem dedicado ao bem, à convivência pacífica, a evangelização e fundação de várias missões no país e preservação da cultura de uma época.
Não foram comprovados  milagres, porém isso não é impedimento para que a canonização se efetue.

O Padre José de Anchieta é o terceiro Santo a ter laços estreitos com o Brasil. A primeira foi Madre Paulina, Santa desde 2002. Em seguida, veio Frei Galvão, brasileiro nascido em Guaratinguetá (SP) e proclamado Santo Antônio de Sant'Ana Galvão em 2007, quando o então Papa Bento XVI veio ao Brasil.


SANTO – Sagrado. Que vive segundo os preceitos religiosos, a lei divina. Diz-se daquele que a Igreja canonizou; aquele que tem bom coração; bondoso ao extremo. Canonizar – inscrever no cânon ou rol dos Santos; declarar Santo.