terça-feira, 22 de outubro de 2013

SANEAGO - DICAS DE COMO EVITAR DESPERDÍCIO DE ÁGUA


Tenho em mãos um folheto da SANEAGO contendo dicas simples do uso do precioso liquido de forma racional e correta. 
Abaixo as dicas para economizar água no dia a dia:

Escovar os dentes e fazer a barba -  deixar a torneira da pia fechada; reabrir apenas para enxaguar a boca, ou após a barba.
Consumo racional com torneira fechada ao escovar os dentes: cerca de 0,5 litros (casa) ou cerca de um litro (apartamento); ao fazer a barba: consumo de cerca de 2 litros.
Descarga de vaso sanitário –  não use o vaso como lixeira ou cinzeiro e não acione a descarga à toa com gastos desnecessários de água. Mantenha a válvula regulada e evite vazamentos.
Consumo racional: - Válvula regulada por seis segundos: até dez litros; se a válvula estiver desregulada serão até 30 litros.
No Chuveiro – evite banhos demorados; desligar o chuveiro enquanto passa o xampu e o sabonete; um banho de 15 minutos em chuveiro elétrico consome 144 litros de água.
Consumo racional: em cinco minutos, registro aberto – consome de 15 litros (casa) e 48 litros (apartamento).
No Jardim – para molhar as plantas use um regador ou mangueira com esguicho tipo revólver.
Consumo racional – 90 litros. Se usar torneira aberta com mangueira por 10 minutos gasta 186 litros.
Lavando roupa – utilizar a máquina de lavar quando estiver com sua capacidade total. No tanque deixe as roupas de molho e use a mesma água para  esfregar e ensaboar. Utilize a água no tanque para lavar o quintal e área de serviço.
Na Cozinha – limpe a louça e molhe. Ensaboe tudo e só depois abra a torneira para enxaguá-los. Com a torneira aberta durante 15 minutos, o consumo será de 243 litros de água. O consumo racional será de apenas 46 litros !
Na calçada e no quintal – jamais use água para varrer a calçada e o quintal. Use a vassoura. Lavar a calçada ou o quintal com a torneira aberta por 15 minutos, o consumo será de 280 litros de água. Use a vassoura  e evite o consumo de água para limpar a calçada e quintal.
Lavando o Carro – Ao usar a mangueira o gasto será de 215 litros de água em 30 minutos. Utilizando o balde o gasto será de apenas 40 litros.
Piscina – se a piscina for de tamanho médio exposta ao sol e à ação do vento, o gasto será de aproximadamente de 126 litros/dia por evaporação. Com uma cobertura a perda será reduzida em 90%.
Em resumo: o uso com desperdício pode levar a um consumo de até 1.368 litros numa casa ou 577 litros em um apartamento. O consumo racional reduz para 216,11 litros numa casa e 108 litros por apartamento.

O meio ambiente é responsabilidade de todos. A água é o recurso mais precioso que a Terra fornece à humanidade. Evite o desperdício e faça uso de forma consciente para que sua qualidade não seja prejudicada.