terça-feira, 15 de outubro de 2013

MEUS PROFESSORES E MINHAS PROFESSORAS - RECORDAR É VIVER


- “Recordar é viver. Hoje acordei pensando em você...” – diz uma canção. 
Hoje, dia do Professor, eu acordei lembrado de vocês, meus professores.
Foram muitos. São nomes e rostos a desfilar em minha mente. A começar pela minha primeira professora, no Grupo Escolar Ataliba Leonel, a dona Meire Hernandez. Depois, no segundo ano foi a professora Ruth Sodré, a dona Raquel Dardes no terceiro ano primário, e a dona Julieta Viana Simões no quarto ano. 
Depois fui estudar no ginásio. E muitas outras lembranças dos professores e professoras do Ginásio - Escola Estadual Cel. Nhonhô Braga, criado e construído em 1935, que foi considerado um dos melhores do Estado de São Paulo; contava  com curso ginasial, Clássico, Científico e Escola Normal. O quadro de professores era de alta qualidade, exigentes que sabiam motivar os alunos.
O currículo escolar era amplo. 
Destaque para os professores titulares das diferentes disciplinas:
Latim – prof. Antonio Hailer; (ensinou a usar o dicionário para melhorar o vocabulário);
Português: professora Maria Aparecida Fonseca e Prof. Hélio Magdalena ( o orador oficial das festas);
Matemática: prof. Pedro Rochel e profa. Maria José Porto (exigente mas justa nas avaliações);
Geografia: prof. Ernesto Domingues (ilustrava as aulas com fatos);
História: prof. Willian Saenz (brindava os bons alunos com livros);
Desenho (Artístico e Geométrico): Maria Aparecida Cavalheiro ( dona Chiquinha) – a artista que estimulava a criatividade e no final do ano fazia uma exposição com os melhores trabalhos;
Música e Canto Orfeônico: Maria Abujabra e Prof. Ruth Barreiros – indispensáveis na organização das festas cívicas e pela solenidades escolares de formatura;
Francês: Professora Célia e Prof. Raul;
Inglês: dona Elsie e o prof. Pinheiros – (ensinava o inglês britânico) ;
Trabalhos Manuais e Economia Doméstica: dona Conceição P. Martini; Educação Física: dona Arlete Gatti e os professores Gastão e Jesus Ubirajara (masc.). Eram responsáveis pelos desfiles cívicos, promoviam competições, exibição de esportes e ginástica olímpica, etc.  
Ciências – dona Juny e o prof. Leonel L. Mendes Gonçalves.
Depois na Escola Normal – prof. Elinah Simões, Dona Dalila Costa, prof. Moisés Sodré, etc.
Esses são alguns dos nomes; impossível lembrar-se de todos, pois o quadro de professores passou por várias alterações e houve, naturalmente, professores substitutos. Muitos chegavam receosos, pois a cidade de Piraju, na época, era conhecida como ‘terra do General Ataliba Leonel’, advogado e político que enfrentou os períodos de crises políticas de 1924, 1940, 1932.
O diretor, Professor Adolfo Basile, se impunha pelo imprevisto. Quando menos se esperava, lá estava ele na sala de aula para verificar pessoalmente se os alunos cumpriam com seus deveres de casa; sempre havia os mais relapsos... Pessoalmente ele conduzia a chamada oral sobre o assunto registrado na cartela do professor e atribuía nota.
Muitas são as lembranças desse tempo.
Depois foi a Faculdade. Outra leva de professores que marcaram pela sua garra e determinação com aulas tradicionais em sala de aula, aulas de campo e elaboração de monografias a partir das observações e pesquisas feitas. Professor Antonio Rocha Penteado (Geografia do Brasil), Aziz Nacib A’Saber (Geologia e Geomorfologia), Luiz Mello(Geografia Regional), Flávio Pereira (Astronomia e Astrofísica), dona Conceição (Geog. Humana), dona Francesca (Antropologia e Etnografia); Monsenhor Misiara (Cultura Filosófica e Religiosa), John Sokoup (Cartografia), Pe.  João (Sociologia), Pe. Godinho...
Como não parei de estudar, muitos outros nomes poderiam ser acrescentados à lista. Uma aluna e muitos professores.
- Como esquecer quem fez parte de nossa vida por tanto tempo? – A cada um, meu sentimento de gratidão pelos ensinamentos, dedicação e exemplos que transmitiram.

Hoje é dia dos Professores. Parabéns a todos.